Programação
-
Prezad@s Estudantes das disciplinas LGN 320 e 321 Ecologia Evolutiva Humana,
Bem vind@s ao semestre!!
Segue anexado a essa mensagem arquivo com o cronograma do curso que será discutido em sala de aula, na primeira aula:
- dia 17/02/2016 para a turma do diurno, 4a feira - 8h00 - LGN 320
- dia 19/02/2016 para a turma do noturno, 6a feira - 19h00 - LGN 321
Forte e cordial abraço a tod@s,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Bem vind@s ao curso de Ecologia Evolutiva Humana.
Em nossa primeira aula discutimos o CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO CURSO, que se encontra no Fórum de Notícias e discutimos o sistema de avaliação da disciplina. O acordo com a classe da manhã define para esta que: as provas escritas são obrigatórias; o trabalho semestral escrito e/ou apresentação são opcionais.
Também trabalhamos com o arquivo de apoio anexado a essa aula, sobre o tema INTRODUÇÃO À ECOLOGIA HUMANA.
Nessa aula, naturma dodiurno, começamos a assistir ao documentário: O Sal da Terra sobre o trabalho do fotógrafo Sebastião Salgado.
Seguem anexados também, arquivos com textos para leitura recomendada, complementar às aulas iniciais.
A principal recomendação para a graduação é o trabalho:
Molina; Lui; Piva-Silva Ecologia Humana como referencial teórico e metodológico para Gestão Ambiental. OLAM (Rio Claro), 7(2): 19-40, 2007.
Um bom semestre a tod@s nós!!
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Em nossa segunda aula começamos nossa revisão de conceitos e processos ecológicos básicos.
Segue anexado arquivo de apoio com que trabalhamos nessa aula.
Na turma do diurno fomos até o slide inicial sobre cidades e terminamos de assisitir ao vídeo "O sal da Terra", de Sebastião Salgado.
Na turma do noturno fomos até o slide 26 e assistimos a todo o vídeo acima.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Na terceira aula concluimos o trabalho com o arquivo iniciado na aula anterior, revendo conceitos e processos ecológicos básicos.
Na turma do diurno começamos a assitir o documentário O Vale dos Esquecidos, de Maria Raduan (2011) que nos mostra a situação de migrações e territorialidade no Brasil, Mato Grosso. No noturno conseguimos assistir ao documentário completo nessa aula.
Um cordial abraço,
SMGM
-
Prezad@s Estudantes,
Nesta aula avançamos em nossa revisão de conceitos e processos ecológicos e evolutivos aplicados a populações humanas. Segue anexado o arquivo de apoio.
Na turma do diurno concluimos o documentário iniciado na aula anterior.
Na turma do noturno assistimos ao início do vídeo Terra Vermelha.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Reveremos nessa aula conceitos de evolução e paleologia.
Os arquivos de apoio encontram-se anexados.
A turma do dia deverá assistir ao vídeo Terra Vermelha e a do noturno, concluí-lo.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Na turma de quarta-feira revimos paleologia e iniciamos o estudo da evolução homíninia.
Na turma de sexta-feira iniciamos a evolução hominínea.
Em ambas assistimos ao documentário: Wlaking with Caveman da BBC-Londres, a primeira parte em que nos são apresentados os Australopitecus afarensis.
Os slides de apoio sobre a evolução hominínea encontram-se anexados à presente mensagem.
Um cordial abraço,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Nesta aula concluiremos o estudo sobre evolução hominínea.
O arquivo de apoio encontra-se anexado à presente mensagem.
Deveremos também assisitir ao restante do documetnário Walking with Caveman e a uma entrevista com o bioantropólogo Walter Neves, sobre evolução hominínea.
Um cordial abraço,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Nesta aula estudaremos a pré história brasileira e teorias sobre o forrageio.Segue arquivo de apoio anexado.
Também assistiremos ao documentário dos Irmãos Foster: A grande dança (The Great Dance) sobre caçadores coletores contemporâneos vivendo na África.
Cordialmente,
Silvia -
Prezad@s Estudantes:
Lembro que a partir desta semana as classes trabalharão em momentos diferentes do curso!!
Dia 20/04 na turma do diurno concluiremos o estudo das estratégias de forrageio.
Devido ao feriado de 21/4 ser na quinta feira, não haverá aula no noturno essa semana.
Na próxima semana, dia 29/04 a turma do noturno concluirá o estudo das estratégias de forrageio.
Nessa aula também deveremos assistir a um documentário sobre uma população contemporânea de pastores vivendo no deserto de Gobi, na Mongólia.
Bom feriado a todos!
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Nesta aula planejamos abordar os temas de modos de produção, modelos de subsitência, parentesco, residência e territorialidade, sob a ótica da Ecologia Cultural, uma forte interação da Ecologia Evolutiva Humana com a Antropologia. O arquivo de apoio está anexado à presente mensagem.
A primeira prova também está encaminhada nesta mensagem.
Sobre a prova:
- deverá ser feita como atividade extra-classe, como um trabalho escrito, de acordo com o roteiro anexado. Pode ser feito sozinh@ ou em duplas.
- a turma que assiste às aulas no diurno deverá entregar a prova em sala de aula até 11/05/15 - ENTREGA ADIADA PARA 18/05/16.
- a turma que assiste às aulas no noturno deverá entregar a prova em sala de aula até 20/05/15
Não solicito nessa prova, nem sinopse de filme nem cópia dos meus slides, mas um texto, uma reflexão, uma dissertação, dentro do contexto, vocabulário e conceitos de Ecologia Evolutiva Humana, referente ao conteúdo solicitado no roteiro da prova.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
No dia 04/05/16 concluiremos o estudo de territorialidade e abordaremos as etnociências.
Segue arquivo de apoio anexado.
Essa aula deverá ser ministrada na turma da noite no dia 13/05/16
============================================================
Conforme conversamos em aula, segue a mensagem divulgando a publicação do primeiro artigo da revista Ethnoscientia, com link de acesso a ele:
....................................................................................................................
Com felicidade que anunciamos a publicação do primeiro artigo na Ethnoscientia:
DEFUMADORES COM POSSÍVEL EFEITO ANSIOLÍTICO UTILIZADOS NO CENTRO DE UMBANDA CABOCLO UBIRAJARA E EXÚ VENTANIA, DIADEMA, SP: UM ESTUDO ETNOFARMACOLÓGICO
Daniel Garcia, Tamires A Medeiros, Cassio Ribeiro, Juliana De Faria Lima Santos, Julino Soares Neto, Raquel De Luna Antonio, Thabata Soares Damasceno Dos Santos, Eliana Rodriguesdisponível em: http://ethnoscientia.com/index.php/revista/article/ view/16/1 agradecemos a todos que ajudaram de alguma forma e aguardamos novas contribuições...abraços
============================================================Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Nessa aula planejamos concluir o assunto Etnociências e assistir ao filme Tulpan.
Incluo anexado o arquivo do mini-curso sobre pesquisa qualitativa em etnociências com o qual revimos constituição de amostras e técnicas de coleta de dados em etnociências. Também revimos nesse arquivo, a conxão entre percepção ambiental e representação social.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Nessa aula, no dia 18/5, na turma do diurno e no dia 03/06, no noturno:
Iniciaremos o estudo da interação genes-cultura do ponto de vista das ciências sociais. Usamos também como apoio parte do arquivo Interfaces-1.
Seguem os arquivos de apoio dessa aula anexados.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Nesta aula abordamos no dia 25/05/16 para o período diurno e 10/06/16 para o noturno, a sociobiologia Revista.
Seguem os arquivos de apoio anexados.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Etudantes,
- em 01/06/16, concluimos o tema sociobiologia revista e revimos brevemente a psicologia evolutiva (no arquivo interfaces-2, anexado), na turma do diurno e no dia 17/06/16 esse deverá ser o conteúdo da aula, no noturno.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Nesta aula, no dia 8/6/16 pretendemos rever a coevolução genes-cultura e havendo tempo iniciaremos o tema "epigenética". Na sequência das aulas, o mesmo conteúdo será apresentado à turma do período noturno.
Seguem os arquivos de apoio anexados.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Nesta aula abordamos a Biologia Cultural, a Media Ecology e recomendamos leitura dos arquivos de interfaces 1 e 2, dos slides ainda não vistos em aula, em especial os de percepção ambiental e psicologia ambiental (no interfaces 2).
Também discutimos a prova, que como a anterior poderá ser feita individualmente ou em duplas e deverá ser entregue até o útlimo dia de aula (apresentada à turma do noturno em 17/6/16).
Seguem os três arquivos de apoio anexados.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
No dia 22/6/16 haverá exibição do filme: Brincando nos Campos do Senhor, de Hectos Babenco.
O filme é longo e será exibido das 8h00 às 11h30 sem intervalo.
É opcional assistir e discuti-lo na resolução da segunda prova.
Cordialmente,
Silvia
PS: a data proposta para entrega (devolução pelos estudantes à professora) da prova da turma do diurno é 29/6/16 no período da manhã em sala de aula.