Tópico | Nome | Descrição |
---|---|---|
Regras básicas de Netiqueta | ||
Aula 2 | Café Filosófico: Marcos Cavalcanti | Veja a participação de Marcos Cavalcanti no program Café Filosófico, produzido pela TV Cultura, discutindo sobr a Sociedade do Conhecimento e suas implicações no mercado de trabalho e na formação (educação) das pessoas. ( Link externo: http://www.cpflcultura.com.br/2010/07/21/o-trabalho-marcos-cavalcanti-2 ) |
Café Filosófico: Viviane Mosé | A educação e os desafios da escola no mundo atual. Quais os desafios da educação no mundo contemporâneo? (Link: http://www.cpflcultura.com.br/2010/07/21/cafe-filosofico-cpfl-a-educacao-viviane-mose) |
|
Aula2: Dados estatísticos da educação brasileira (até 2003) | ||
Resumo Tecnico Censo Educacao Basica 2012 | ||
SAEB 2011: primeiros resultados (site Inep) | ||
SAEB 1995-2005 | ||
Escalas de Desempenho do SAEB | ||
Aulas 3 | TED: Ken Robinson (Veduca) - Escola & Criatividade | Esta é uma palestra do site ted.com, onde há um grande número de excelentes palestras (geralmente curtas) nos mais diversos temas. Há uma versão traduzida do site de conferências TED em Português (mas nem todos os vídeos estão disponíveis lá), para acessar clique aqui. |
TED: Sugata Mitra - Do buraco na parede para a Escola nas núvens | Escola nas núvens (audio em inglês - legenda disponível em português) |
|
Aulas 4* e 5 | Slides: Apresentação Objetos de Aprendizagem (Herbert) | |
website (Herbert) | ||
Banco Internacional de Objetos Educacionais | ||
Simuladores interativos do projeto PhET (Univ. do Colorado) | ||
Acessa Física | ||
e-Aulas USP | ||
Geogebra | ||
e-Física (IF-USP) | ||
e-Química (IQ-Unesp) | ||
Portal do Professor (MEC) | ||
Aulas 9-10 | Direct Measurement: Peter Bohacek (canal YouTube) | |
Tracker: video-tutorial básico | ||
Salman Khan: falando sobre blended learning | ||
Blended learning 1: Edutopia | ||
Blended Learning 2: Exemplo de Ontario | ||
Blended learning in a nutshell | ||
Slides da Aula | ||
Caso 1: ensino de matemática | Ensino de matemática precisa reformulação. |
|
Caso 2: ensino de ciências | Professores de ciências -- tornem isso divertido! |
|
Caso 3: divulgação científica | Um bom exemplo de divulgação da ciência. |
|
TED: Ken Robinson - Tragam a Revolução no Aprendizado! | Robinson discute a necessidade de se fazer uma Revolução na Educação. |
|
MOOCs: Khan Academy (em português) | Site da Fundação Lemann, com aulas da Khan Academy em português. ( http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/ ) * Matéria do Jornal do Estado de São Paulo sobre o site em português: clique aqui |
|
Aulas 11-12 | An Introduction to Project-Based Learning | |
Project-Based Math: Beyond the Textbook | ||
Five Keys to Rigorous Project-Based Learning | ||
Singapore's 21st-Century Teaching Strategies | ||
Slides das Aulas | ||
MOOCs | Links para alguns dos MOOCs citados na aula. |
|
Personagens & recursos | Informações complementares e sites de alguns dos personagens discutidos em nossas aulas |
|
Livros sobre Aprendizagem (neurociência p/ sala de aula) | Link para dois livros publicado pela National Academy of Science do EUA, apresentando resultados de pesquisa de neurociência aplicada a educação |
|
Aulas 13-15 | Slides Aula13 - Modelo Cognitivo | |
Capítulo 2: livro de Joe Redish (princípio cognitivo) | ||
Book: Edward F. Redish (todos os capítulos) | Abaixo segue o link para o site da Univ. de Maryland, com cópia em PDF (grátis) dos capítulos do livro de Joe Redish. Note que o cap. 2 foi discutido em sala. Vale a pena ler este livro! |
|
PER User's Guide: métodos e recursos baseados em pesquisa | O link abaixo mostra um site que lista inúmeros métodos e recursos de Ensino de Física baeados em pesquisas (evidence-based), com várias informacões importantes. Embora os métodos sejam, em sua maioria, resultado de pesquisadores na área de Física, muitos métodos são igualmente aplicáveis em outras áreas de Ciências e também Matemática. Vale a pena explorar o site: altamente recomendado! |
|
50 anos de Psicologia da Educação | Ilustração de Mel Chua, resumindo 50 anos de psicologia da educação. |
|
Projeto Final* | PER User's Guide: metodos e recursos baseados em pesquisa | O link abaixo mostra um site que lista inúmeros métodos e recursos de Ensino de Física baeados em pesquisas (evidence-based), com várias informacões importantes. Embora os métodos sejam, em sua maioria, resultado de pesquisadores na área de Física, muitos métodos são igualmente aplicáveis em outras áreas de Ciências e também Matemática. Vale a pena explorar o site: altamente recomendado! |
50 anos de Psicologia da Educação | Ilustração de Mel Chua, resumindo 50 anos de psicologia da educação. |
|
Portal do Professor (MEC) | ||
Banco Internacional de Objetos Educacionais | ||
Simuladores interativos do projeto PhET (Univ. do Colorado) | ||
Geogebra |