Oferecer situações de ensino que permitam aos licenciandos: - conhecer, experimentar e avaliar diferentes recursos e materiais didáticos destinados ao ensino de Ciências da Natureza; - avaliar as possibilidades que espaços não formais (por exemplo, Museus e Centros de Ciências) podem oferecer como locais de ensino e aprendizagem de Ciências; - conhecer as principais linhas de pesquisa em Ensino de Ciências no país; - dar continuidade ao Projeto de Estágio iniciado na disciplina Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências - 1, com a observação, preparo, aplicação e avaliação das atividades de ensino na escola-campo de estágio. - desenvolver o domínio da gestão do ensino e aprendizagem e aquisição de habilidades de dinâmica e manejo de sala de aula. - elaborar um Projeto de Estágio em conjunto com a(s) escola(s)-campo de estágio, contemplando indicadores de desempenho escolar, atividades de observação e gestão de ensino. - analisar documentos curriculares oficiais referentes às Ciências da Natureza.
Apresentar e trabalhar com o aluno noções básicas sobre pensamento computacional e tecnologias educacionais, com ênfase na construção de conteúdo interativo, sequencias de aprendizagem utilizando tecnologias educacionais e avaliação de materiais/ferramenta de apoio ao ensino e aprendizado. Pretende-se assim oferecer os subsídios necessários para que os alunos de licenciatura se apropriem das ferramentas computacionais e as tornem efetivas ferramentas de apoio ao ensino e a aprendizagem.
Estudar trabalhos de pesquisas que enfatizam situações de ensino, tendo como base diferentes referenciais teóricos. Proporcionar uma reflexão sobre o papel dos referenciais teóricos nas pesquisas em Ensino de Ciências. Fornecer subsídios teórico-práticos para o desenvolvimento dos aspectos metodológicos das pesquisas em Ensino de Ciências.
Esta disciplina irá concentrar nas questões metodológicas e técnicas de ensino-aprendizagem, dando ênfase a ferramentas cada vez mais presentes na Educação Moderna. Serão abordados, por exemplo, o papel das atividades experimentais e recursos de simulação computacional na construção do conhecimento, juntamente com outras técnicas de Aprendizagem Ativa. Pretende-se também incorporar e discutir os resultados recentes de pesquisas sobre Ensino de Física, Química, Ciências e Matemática, bem como avanços da neurociência da aprendizagem.

Este é um ambiente de testes para os alunos da disciplina SLC0640 (Instrumentação para o Ensino II).

A disciplina Instrumentação para o Ensino II, dá continuidade a Instrumentação para o Ensino I, enfatizando as técnicas de apresentação, vídeo, o uso computador e a web, visando o domínio da gestão do ensino e da aprendizagem e motivação dos alunos.

Histórico do ensino de Ciências no Brasil. Análise das propostas e documentos curriculares oficiais para o Ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental e dos indicadores de desempenho das avaliações oficiais. Planejamento curricular da disciplina de Ciências da Natureza. O laboratório de Ciências. Ideias sobre a natureza do conhecimento científico. Concepções alternativas e o ensino de Ciências. Ensino de Ciências segundo abordagens temática e interdisciplinar. Elaboração e aplicação de um plano de estágio em Ciências do Ensino Fundamental visando o domínio da gestão do ensino e aprendizagem e aquisição de habilidades de dinâmica e manejo de sala de aula, incluindo avaliação de caráter progressivo e atividades de recuperação contínua.

Permitir o contato do estudante com os métodos e técnicas experimentais básicas de Física Moderna

Inserir o aluno no contexto escolar para o desenvolvimento de observações sobre o funcionamento do sistema escolar e do ensino de física;  Planejar projetos de ensino de física em escolas de ensino médio como prática docente;
Planejar, aplicar e avaliar mini-cursos, visitas monitoradas e oficinas de ensino de Física como momentos de iniciação profissional; Elaborar materiais didáticos e atividades de ensino de Física a partir dos resultados das pesquisas em Ensino de Física.