Topic | Name | Description |
---|---|---|
Calendário e Planejamento | ||
Página planejamento Mini-propostas | ||
Página planejamento Projetos | ||
Aula 1 | Tecnologia Educacional: apresentação e motivação | |
XKCD: "Extended Mind" | XKCD: "Extended Mind" |
|
Habilidades Digitais | ||
Apresentação: Tecnologia Educacional e estudos de eficácia | ||
Pergunta sobre a Apresentação Estudos de Eficácia | ||
Link para os resultados | A resposta certa era 2.5 (o tamanho de efeito, estimado "no olho" é entre 2 e 3 desvios padrão). Dos participantes que estiveram ligados à internet, aprox 25% acertou. Dos que não tiveram ligados à internet, mais que 40% acertou. Dá para tirar alguma conclusão? |
|
"Why knowing search isn't the same as having an education" | "Why knowing search isn't the same as having an education" |
|
Evaluation of Evidence-Based Practices in Online Learning: A Meta-Analysis and Review of Online Learning Studies | Ministério de Eduçao dos EUA, Evaluation of Evidence-Based Practices in Online Learning: A Meta-Analysis and Review of Online Learning Studies, maio 2009, http://www.ed.gov/about/offices/list/opepd/ppss/reports.html |
|
Página 20 | ||
Interpretação do "Tamanho do Efeito" | Interpretação do "Tamanho do Efeito" |
|
Improved Learning in a Large-Enrollment Physics Class | Louis Deslauriers et al. |
|
Análise Enquete Habilidades Digitais | Uma análise muito rápido das questões 5 e 7 da enquete inicial: somei os valores dados (de 1-5) para os 25 itens (multiplicando por -1 ("reverse coding") os itens "Proxypod", "JFW" e "Filtibly"). Esta soma dá um "índice de literacia digital" (autoavaliado) para cada pessoa. Tem 2 histogramas: uma para as 30 índices de vocês, e uma para os índices dos 480 cursistas (Professores de Ciência da rede estadual) do curso "Redefor" de 2011, para fins de comparação. |
|
Aula 2 | Plano de aula | |
Apresentação: Tecnologia Web para Educadores | ||
Link para a segunda parte da Apresentação | Link para a segunda parte da Apresentação |
|
Tarefa: criar uma página na Web | ||
Exemplos de arquivos HTML | Veja neste diretório três exemplos de arquivos HTML. Baixe eles (clique com mouse-direito / "salvar como") e edite com um editor de texto como Wordpad (não use Word). Para testar suas modificações, abre o arquivo com um navegador (se o navegador já está aberto, use Ctrl-O para abrir um arquivo .html) |
|
Tutorial HTML/CSS do W3schools | Tutorial HTML/CSS do W3schools |
|
Mais tutoriais HMTL | A página está em português, mas os links apontam para recursos em inglês. Se alguém conhece e recomenda algum material em português, divulge no nosso fórum, por favor. |
|
Codecademy | ||
Aula 3 | Apresentação | |
Link para servidor web de teste | É um servidor web instalado no pccepa21.if.usp.br (é o meu computador, desktop, que fica na minha sala no prédio do Milênio). Mas só é acessível de dentro do IFUSP Se clicar no link abaixo, vai se conectar via a porta 80, a porta usado para o tráfego de documentos da Web. Nesta aula, vai se conectar com este mesmo computador ("servidor") via uma outra porta, a porta 22, rodando o serviço SSH, que permite a transferência de arquivos e acesso ao disco. |
|
Aula 4 | Apresentação: Redes e Ferramentas Colaborativas | |
Notas de Aula Colaborativas | Notas de Aula Colaborativas: cada grupo (de 3 ou 4) fará um resumo colaborativo da minha apresentação. Combine um nome para seu grupo e crie um pad com este nome que todos acessam. |
|
Lista de sites Etherpad | Se o pad do Stoa não funciona, use um destes. |
|
Por que trabalhar em grupo? | Post (traduzido) de Tony Bates, de uma série de posts sobre como desenhar ambientes de aprendizagem online. Neste texto ele destaca a importância do trabalho em equipe. A sua tarefa desta semana é escrever um post no seu blog discutindo este texto. No seu post, faça um link para o texto, e faça uma análise crítica: concorda com tudo? faria ajustes nas recomendações? no seu contexto, como trabalha em grupo? etc. etc. |
|
Posts sobre Trabalho em Equipe: destaques de 2015 | ||
Posts sobre Trabalho em Equipe: destaques de 2014 | ||
Feeds dos Blogs do Teced 2015 | Este é um arquivo do tipo ".opml". Para usar, deve usar um chamado leitor de feeds. Um exemplo de um serviço na Web é Feedly. Ou, instale uma extensão no seu navegador (exemplo para Chrome). Em ambos os casos, baixe o arquivo .opml na sua máquina, procure na interface onde pode importar feeds e suba o arquivo para o leitor de feeds. A partir daí, será notificado cada vez quando alguém acrescente um post no seu blog. |
|
Clay Shirky sobre o poder das novas ferramentas colaborativas | ||
Resumos 2015 | Resumos 2015 |
|
Aula 5 | Wikis em Linguagem Simples | "Uma breve introdução aos wikis que ilustra como eles podem ser usados para organizar as informações de um grupo [...]" |
Sobre Wikipédia: o essencial | "Esta página contém o indispensável, e somente o indispensável, que você precisa saber para não se decepcionar com suas primeiras experiências na Wikipédia." |
|
Tutorial para Iniciantes de Wikipedia | ||
Instruções para Atividade da semana, parte 1 (criar conta no Wikipedia) | Instruções para Tarefa 1: criar conta no Wikipedia |
|
Instruções para a Atividade da Aula 5 (editar Wikipedia) | ||
Wikimedia em Sala de Aula | ||
Wikipedia de A a Z | ||
Bem vindo à Wikipédia | Panfleto apresentando Wikipédia |
|
Avaliando a qualidade dos artigos da Wikipéida | Avaliando a qualidade dos artigos da Wikipéida |
|
Dicas de Formatação Wiki | Página com dicas de formatação e sintaxe da linguagem usando em wikis, escrito em grande parte pelo Prof. Luli Radfahrer |
|
Aula 6 | Classificação de ferramentas de comunicação | Último slide apres aula 4: classificação ferramentas de comunicação |
Exemplos de Video Aulas | ||
Fazer um videoaula: boas práticas | Fazer um videoaula: boas práticas |
|
Material e Referências sobre Aprendizagem Multimidia (tudo em inglês) | ||
Material para "Oficina de Vídeo" | Apresentação e material em apoio a uma Oficina de Vídeo do Ariel Sartori (oferecido em 2010) |
|
Playlist "como fazer videoaula" da SEE | ||
Vídeos da turma de 2010 | ||
Ferramentas e Serviços para dar Aulas Online (TecEd 2012) | Coleção de Ferramentas e Serviços para dar Aulas Online juntado pelos alunos do TecEd 2012 (abre em outra janela). |
|
Ferramentas e Serviços para dar Aulas Online" (TecEd 2013) | Uma coleção de posts sobre "Ferramentas e Serviços para dar Aulas Online" feitas pelos alunos do TecEd 2013. |
|
Aula 7 | Apresentação AVA 1 | |
Criar conta no Moodle Cloud | O ideal é todo mundo criar uma conta no Moodle Cloud, mas se precisar vou disponibilizar contas na nossa instância de testes para uso durante a oficina Moodle. |
|
Entrar no Moodle de Testes (se não conseguir um Moodle Cloud) | É preferível criar sua própria instância de Moodle no Moodle Cloud, conforme explicado aqui. Mas se não conseguiu fazer isso, veja embaixo como acessar um curso temporário na nossa instância de desenvolvimento, para poder participar da "oficina Moodle". Para ir à instância Moodle de Testes:Clique no link abaixo para se logar na instância de testes e desenvolvimento do Moodle do Stoa. Para se logar, use login = professorXXX senha = professorXXX com XXX um número de 210-249 que distribuiremos durante a aula. Após de logar, deve ver uma tela parecida com esta: Durante a oficina, mantenha o ambiente "Disciplina do Ewout" aberta numa aba do seu navegador, e o seu ambiente "Prof XXX" numa outra aba. Alterna entre as abas com Ctrl-TAB |
|
Ajuda do Moodle do Stoa | Veja em particular a primeira dica: "Material de Referência" |
|
Qual Ferramenta usar? | ||
Aula 8 | Apresentação AVA 2 | |
Entrar no Moodle de Testes | Se loga nesta instância de testes (os login e senhas serão distribuidos durante a aula) e acesse a categoria "TecEd". |
|
Aula 9 | Treinamento Corporativo a Distância | Apresentação do Fabrício Camargos |
Apresentação: Desafios ao AVA e "MOOCs" | ||
Fundação Lehman e Coursera | A Fundação Lehman fez uma parceria com Coursera. Veja também o pdf com instruções como crirar uma conta no Coursera. |
|
Education at Scale | Apresentação dos fundadores do Coursera sobre Moocs |
|
Apresentação no TED sobre Coursera | Nâo deixe de ler esta análise do Tony Bates. |
|
Designing and running a MOOC (in 9 easy steps) | Apresentação do George Siemens sobre "Moocs" |
|
Lista de cursos online abertos no exterior | Lista feita pelo Stephen Downes. A maioria dos cursos é em inglês |
|
Fazer sub-títulos online para qualquer vídeo. | Veja o vídeo de 12 min do Coursera que traduzi parcialmente. Colobore e corrijam os meus erros! |
|
Aula 10 | Apresentação Objetos de Aprendizagem | |
Cadastro dos Grupos e Projetos | ||
Exemplo de pacote SCORM | Retirado deste curso da Profa. Paola da FFCLH. Para testar, baixe o pacote SCORM (um .zip, se quiser abre para ver o que tem lá dentro) e sobe no seu ambiente de apoio no Moodle de Testes, usando uma atividade do tipo "SCORM". Este pacote é um exemplo como um pedaço de material didático pode ser re-usado em vários outros cursos. Repare também como no curso da Profa. Paola os videos estão hospedado num outro servidor (eaulas.usp.br) e também poderiam ser considerados "objetos de aprendizagem". |
|
Link para Banco de Objetos de Aprendizagem do MEC (BIOE) | ||
Currículo+ (da Secr. da Educação SP) | "Recursos digitais articulados com o Currículo do Estado de São Paulo" |
|
Rived | ||
Comunidade "Recursos Educacionais Abertos" | Veja em particular o FAQ |
|
Repositório de OA indicado pela Camila: Proativa | ||
Aula 11 | Apresentação: Mídia Social | |
Cadastro dos Grupos e Projetos | ||
E-Learning_and_Social_Networking_Handbook.pdf | Capítulos 3 e 4 escaneados |
|
E-Learning and Social Networking Handbook Resumo cap. 3 e 4 | Resumo e Tradução dos Capítulos 3 e 4. |
|
E-Learning and Social Networking Handbook Resumo cap. 3 e 4 | Resumo e Tradução dos Capítulos 3 e 4 |
|
TIC EDUCAÇÃO - Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil | "[...] a TIC Educação apresenta resultados por escolas públicas de áreas urbanas em todas as regiões do Brasil. São entrevistados professores, alunos, diretores e coordenadores pedagógicos." |
|
Recursos Projetos | Apresentação Oficina de Vídeo | |
Ilha das Flores: Roteiro | ||
Escola de Vídeo | do Vimeo, em inglês |
|
Gravar video da sua tela | Veja esta busca no Google por "screencast". O primeiro link é um serviço bem-conhecido (e comercial, com plano grátis) mas tem alternativas. |
|
Jamendo: música licenciado sob Licenças do tipo Creative Commons | Jamendo: música licenciado sob Licenças do tipo Creative Commons |
|
StoneWashed: Free Sound Effects | ||
YouTube | ||
Vimeo | ||
Vídeos da turma TecEd de 2010 | Vídeos da turma TecEd de 2010 |
|
Projeto Wikipédia na Universidade! | Projeto Wikipédia na Universidade! |
|
Re-veja a aula 4 | Re-veja a aula 4 |