Tópico | Nome | Descrição |
---|---|---|
Calendário e Planejamento | ||
Relatório completo das suas atividades | Relatório completo das suas atividades |
|
Aula 1 | XKCD: "Extended Mind" | XKCD: "Extended Mind" |
"Why knowing search isn't the same as having an education" | "Why knowing search isn't the same as having an education" |
|
Análise Enquete Habilidades Digitais | Uma análise muito rápido das questões 5 e 7 da enquete inicial: somei os valores dados (de 1-5) para os 25 itens (multiplicando por -1 ("reverse coding") os itens "Proxypod", "JFW" e "Filtibly"). Esta soma dá um "índice de literacia digital" (autoavaliado) para cada pessoa. Tem 2 histogramas: uma para as 30 índices de vocês, e uma para os índices dos 480 cursistas (Professores de Ciência da rede estadual) do curso "Redefor" de 2011, para fins de comparação. |
|
Apresentação: Tecnologia Educacional e estudos de eficácia | ||
Evaluation of Evidence-Based Practices in Online Learning: A Meta-Analysis and Review of Online Learning Studies | Ministério de Eduçao dos EUA, Evaluation of Evidence-Based Practices in Online Learning: A Meta-Analysis and Review of Online Learning Studies, maio 2009, http://www.ed.gov/about/offices/list/opepd/ppss/reports.html |
|
Página 20 | ||
Interpretação do "Tamanho do Efeito" | Interpretação do "Tamanho do Efeito" |
|
Improved Learning in a Large-Enrollment Physics Class | Louis Deslauriers et al. |
|
Aula 2 | Apresentação: Tecnologia Web para Educadores | |
Link para a segunda parte da Apresentação | Link para a segunda parte da Apresentação |
|
Tarefa: criar uma página na Web | ||
Exemplos de arquivos HTML | Veja neste diretório três exemplos de arquivos HTML. Baixe eles (clique com mouse-direito / "salvar como") e edite com um editor de texto como Wordpad (não use Word). Para testar suas modificações, abre o arquivo com um navegador (se o navegador já está aberto, use Ctrl-O para abrir um arquivo .html) |
|
Tutorial HTML/CSS do W3schools | Tutorial HTML/CSS do W3schools |
|
Mais tutoriais HMTL | A página está em português, mas os links apontam para recursos em inglês. Se alguém conhece e recomenda algum material em português, divulge no nosso fórum, por favor. |
|
Code Academy | ||
Aula 3 | Apresentação | |
Link para servidor web de teste | É um servidor web instalado no pccepa21.if.usp.br (é o meu computador, desktop, que fica na minha sala no prédio do Milênio). Mas só é acessível de dentro do IFUSP Se clicar no link abaixo, vai se conectar via a porta 80, a porta usado para o tráfego de documentos da Web. Nesta aula, vai se conectar com este mesmo computador ("servidor") via uma outra porta, a porta 9022, rodando o serviço SSH, que permite a transferência de arquivos e acesso ao disco. |
|
Aula 4 | Apresentação: Redes e Ferramentas Colaborativas | |
Notas de Aula Colaborativas | Notas de Aula Colaborativas: cada grupo (de 3 ou 4) fará um resumo colaborativo da minha apresentação. Combine um nome para seu grupo e crie um pad com este nome que todos acessam. |
|
Lista de sites Etherpad | Se o pad do Stoa não funciona, use um destes. |
|
Por que trabalhar em grupo? | Post (traduzido) de Tony Bates, de uma série de posts sobre como desenhar ambientes de aprendizagem online. Neste texto ele destaca a importância do trabalho em equipe. A sua tarefa desta semana é escrever um post no seu blog discutindo este texto. No seu post, faça um link para o texto, e faça uma análise crítica: concorda com tudo? faria ajustes nas recomendações? no seu contexto, como trabalha em grupo? etc. etc. |
|
Posts sobre Trabalho em Equipe: destaques | ||
Clay Shirky sobre o poder das novas ferramentas colaborativas | ||
Resumos de 2014 | Resumos de 2014 |
|
Aula 5 | Wikis em Linguagem Simples | "Uma breve introdução aos wikis que ilustra como eles podem ser usados para organizar as informações de um grupo [...]" |
Dicas de Formatação Wiki | Página com dicas de formatação e sintaxe da linguagem usando em wikis, escrito em grande parte pelo Prof. Luli Radfahrer |
|
Sobre Wikipédia: o essencial | "Esta página contém o indispensável, e somente o indispensável, que você precisa saber para não se decepcionar com suas primeiras experiências na Wikipédia." |
|
Instruções para Atividade da semana, parte 1 (criar conta no Wikipedia) | Instruções para Tarefa 1: criar conta no Wikipedia |
|
Bem vindo à Wikipédia | Panfleto apresentando Wikipédia |
|
Avaliando a qualidade dos artigos da Wikipéida | Avaliando a qualidade dos artigos da Wikipéida |
|
Aula 6 | Apresentação: Colaboração e Comunicação | Apresentação: Colaboração e Comunicação |
Coleção de Ferramentas e Serviços para dar Aulas Online (TecEd 2012) | Coleção de Ferramentas e Serviços para dar Aulas Online juntado pelos alunos do TecEd 2012. |
|
Ferramentas e Serviços para dar Aulas Online" (TecEd 2013) | Uma coleção de posts sobre "Ferramentas e Serviços para dar Aulas Online" feitas pelos alunos do TecEd 2013. |
|
Material para "Oficina de Vídeo" | Apresentação e material em apoio a uma Oficina de Vídeo do Ariel Sartori (oferecido em 2010) |
|
Exemplos de Video Aulas | ||
Aula 6 no youtube | ||
Aula 7 | Apresentação AVA 1 | |
Entrar no Moodle de Testes | Clique no link abaixo para se logar na instância de testes e desenvolvimento do Moodle do Stoa. Para se logar, use login = professorXXX senha = professorXXX com XXX um número de 210-249 que distribuiremos durante a aula. Após de logar, deve ver uma tela parecida com esta: Senão, entre em contato com Ewout. |
|
Ajuda do Moodle do Stoa | Veja em particular a primeira dica: "Material de Referência" |
|
Qual Ferramenta usar? | ||
Aula 8 | Apresentação AVA 2 | |
Mercado AVA | ||
Lista de Hospedagem Moodle | ||
Entrar no Moodle de Testes | Se loga nesta instância de testes (os login e senhas serão distribuidos durante a aula) e acesse a categoria "TecEd". |
|
Aula 9 | Treinamento Corporativo a Distância | Apresentação do Fabrício Camargos |
Apresentação: Desafios ao AVA e "MOOCs" | ||
Fundação Lehman e Coursera | A Fundação Lehman fez uma parceria com Coursera. Veja também o pdf com instruções como crirar uma conta no Coursera. |
|
Education at Scale | Apresentação dos fundadores do Coursera sobre Moocs |
|
Apresentação no TED sobre Coursera | Nâo deixe de ler esta análise do Tony Bates. |
|
Designing and running a MOOC (in 9 easy steps) | Apresentação do George Siemens sobre "Moocs" |
|
Lista de cursos online abertos no exterior | Lista feita pelo Stephen Downes. A maioria dos cursos é em inglês |
|
Fazer sub-títulos online para qualquer vídeo. | Veja o vídeo de 12 min do Coursera que traduzi parcialmente. Colobore e corrijam os meus erros! |
|
Aula 10 | Apresentação Objetos de Aprendizagem | |
Cadastro dos Grupos e Projetos | ||
Exemplo de pacote SCORM | Retirado deste curso da Profa. Paola da FFCLH. Para testar, baixe o pacote SCORM (um .zip, se quiser abre para ver o que tem lá dentro) e sobe no seu ambiente de apoio no Moodle de Testes, usando uma atividade do tipo "SCORM". Este pacote é um exemplo como um pedaço de material didático pode ser re-usado em vários outros cursos. Repare também como no curso da Profa. Paola os videos estão hospedado num outro servidor (eaulas.usp.br) e também poderiam ser considerados "objetos de aprendizagem". |
|
Teste do pacote SCORM acima | test |
|
Link para Banco de Objetos de Aprendizagem do MEC (BIOE) | ||
Repositório de OA indicado pela Camila: Proativa | ||
Rived | ||
Comunidade "Recursos Educacionais Abertos" | Veja em particular o FAQ |
|
Aula 11 | Apresentação: Mídia Social | |
Cadastro dos Grupos e Projetos | ||
E-Learning_and_Social_Networking_Handbook.pdf | Capítulos 3 e 4 escaneados |
|
E-Learning and Social Networking Handbook | Resumo e Tradução dos Capítulos 3 e 4 |
|
TIC EDUCAÇÃO - Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil | "[...] a TIC Educação apresenta resultados por escolas públicas de áreas urbanas em todas as regiões do Brasil. São entrevistados professores, alunos, diretores e coordenadores pedagógicos." |
|
Recursos Projetos | Apresentação Oficina de Vídeo | |
Ilha das Flores: Roteiro | ||
Escola de Vídeo | do Vimeo, em inglês |
|
Gravar video da sua tela | Veja esta busca no Google por "screencast". O primeiro link é um serviço bem-conhecido (e comercial, com plano grátis) mas tem alternativas. |
|
Jamendo: música licenciado sob Licenças do tipo Creative Commons | Jamendo: música licenciado sob Licenças do tipo Creative Commons |
|
StoneWashed: Free Sound Effects | ||
YouTube | ||
Blip.tv | ||
Vimeo | ||
Video Log | ||
Vídeos da turma TecEd de 2010 | Vídeos da turma TecEd de 2010 |
|
Projeto Wikipédia na Universidade! | Projeto Wikipédia na Universidade! |
|
Re-veja a aula 4 | Re-veja a aula 4 |