Section | Nom | Description |
---|---|---|
Tarefa 1 |
||
Funções e escala dos grupos moderadores |
||
Alguns enlaces de interesse |
||
MOODLE - Manual para o Professor Jesus Baños Sancho - IES SATAFI (GETAFE) MADRID, 2013 |
||
lIVRO 1 DA COLEÇÃO DO INED |
||
Livro de Leituras II |
||
Livro 3 Planejamento sistemas EAD |
||
Livro 4: Guia Prático para Planejamento de sistemas EAD |
||
Livro 5 - Tutoria na EAD do INED |
||
Livro 6 Apoio ao aluno do INED |
||
Livro 7 da coleção do INED - Materiais de Instrução |
||
Livro II da Coleção do INED - tradução pelo Instituto Nacional de Educação a Distância (portugal) do Manual de EAD produzido pelo Commomwealth of Learning - Comunidade de Países de lingua inglesa disponível em: |
||
Reunião Inicial 09/03/2017 | ||
CAP 1 THEORY AND PRACTICE OF LEARNING |
||
Discussão baseada no Cap 1 do livro The Theory and Practice of Learning - Jarvis, P; Holford, J; Griffin, C - Routledge Great Britain, 2003 e em Processos de Ensinagem na Universidade - Anastasiou, L & Alves, LP |
||
TEMA 2 - 16/03/2017 | Inicie pela leitura do texto de Anastasiou & Alves disponibilizado no portal ENSINAR, APRENDER, APREENDER E PROCESSOS DE ENSINAGEM. Veja o conceito de ensinagem e opine sobre o mesmo As autoras propõem a incorporação do método dialético no movimento entre a realidade e o pensamento (conceitos) Qual é o conceito de apreender? As operações do pensamento devem estar sempre presentes e são indicativas da possibilidade do aprendizado? |
|
Capítulo 1 do livro Processos de Ensinagem na Universidade de Anastasiou & Alves |
||
TEMA 3 - 23/03/2017 | Texto de Fernando Becker - Revista de Educação AEC Brasilia, 21 (83) 1992 |
|
Extraído do livro O Construtivismo e a Educação |
||
Uma experiência de construção pedagógica |
||
TEMA 4 - 30/03/2017 | Características e possibilidades dos AVA para a educação |
|
Artigo de Rocha, J.S.Y. - Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino em Saúde (2014) |
||
Texto de Janet Grant, coordenadora pedagógica da Open University, UK |
||
Artigo de J. A. Valente |
||
Apresentação de Moderadores do seminário presencial |
||
TEMA 5 - 06/04/2017 | WebQuest - ferramenta para promover a pesquisa aprendizagem |
|
Recomendações para a construção de um bom exercício de pesquisa aprendizagem |
||
Extraído da Escola do Futuro da USP |
||
Taskonomia do WebQuest |
||
Material acerca do WebQuest extraído da Escola do Futuro da USP. |
||
TEMA 6 - 13/04/2017 | Modelos de avaliação na EAD |
|
Instruções da Escola do Futuro da USP |
||
Volume do INED, Manual de Tutoria |
||
Como conceber materiais para EAD? - Coleção do INED |
||
Section 8 | Imprima o questionário e depois de preenchido entregue na secretaria do Departamento de Medicina Social |
|
SEGUEM EM ANEXO AS NOTAS E CONCEITOS; ESTAREI DISPONÍVEL PARA DIRIMIR DÚVIDAS NA PRÓXIMA SEMANA ABRAÇO, PARABÉNS GERAIS A TURMA JUAN |