Tópico | Nome | Descrição |
---|---|---|
EMENTA 2017 | ||
Instruções Atividade Prática | Tarefa 1 |
|
Instruções Grupos Moderadores | Funções e escala dos grupos moderadores |
|
Enlaces (links) de interesse | Alguns enlaces de interesse |
|
MANUAL DO MOODLE | MOODLE - Manual para o Professor Jesus Baños Sancho - IES SATAFI (GETAFE) MADRID, 2013 |
|
Livro 1 FORMAÇÃO | lIVRO 1 DA COLEÇÃO DO INED |
|
Livro 2 INED | Livro de Leituras II |
|
Livro 3 Planejamento EAD | Livro 3 Planejamento sistemas EAD |
|
Livro 4 Guia Prático | Livro 4: Guia Prático para Planejamento de sistemas EAD |
|
Livro 5 Tutoria na EAD | Livro 5 - Tutoria na EAD do INED |
|
Livro 6 Apoio ao Aluno | Livro 6 Apoio ao aluno do INED |
|
Livro 7 Materiais de Instrução | Livro 7 da coleção do INED - Materiais de Instrução |
|
Livro Leituras I Experiências EAD | ||
Livro Leituras II Experiências EAD | Livro II da Coleção do INED - tradução pelo Instituto Nacional de Educação a Distância (portugal) do Manual de EAD produzido pelo Commomwealth of Learning - Comunidade de Países de lingua inglesa disponível em: |
|
Reunião Inicial 09/03/2017 | Roteiro 1 | |
TO THE LIFELONG LEARNING | CAP 1 THEORY AND PRACTICE OF LEARNING |
|
Desafios da Educação na Era da Informação | Discussão baseada no Cap 1 do livro The Theory and Practice of Learning - Jarvis, P; Holford, J; Griffin, C - Routledge Great Britain, 2003 e em Processos de Ensinagem na Universidade - Anastasiou, L & Alves, LP |
|
TEMA 2 - 16/03/2017 | Roteiro 2 | Inicie pela leitura do texto de Anastasiou & Alves disponibilizado no portal ENSINAR, APRENDER, APREENDER E PROCESSOS DE ENSINAGEM. Veja o conceito de ensinagem e opine sobre o mesmo As autoras propõem a incorporação do método dialético no movimento entre a realidade e o pensamento (conceitos) Qual é o conceito de apreender? As operações do pensamento devem estar sempre presentes e são indicativas da possibilidade do aprendizado? |
Ensinar, Aprender, Apreender e Ensinagem | Capítulo 1 do livro Processos de Ensinagem na Universidade de Anastasiou & Alves |
|
Teorias Educacionais no Ocidente | ||
TEMA 3 - 23/03/2017 | Construtivismo na Educação | Texto de Fernando Becker - Revista de Educação AEC Brasilia, 21 (83) 1992 |
O Construtivismo e a Educação | Extraído do livro O Construtivismo e a Educação |
|
Ambiente Construtivista na WEB | Uma experiência de construção pedagógica |
|
TEMA 4 - 30/03/2017 | Roteiro 04 EAD e AVA | Características e possibilidades dos AVA para a educação |
Uso de TIC no Ensino em Saúde | Artigo de Rocha, J.S.Y. - Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino em Saúde (2014) |
|
EAD para professores de medicina | Texto de Janet Grant, coordenadora pedagógica da Open University, UK |
|
EAD no Ensino Superior | Artigo de J. A. Valente |
|
AVA PPT | Apresentação de Moderadores do seminário presencial |
|
TEMA 5 - 06/04/2017 | Pesquisa Aprendizagem no WEBQUEST | WebQuest - ferramenta para promover a pesquisa aprendizagem |
Com criar uma boa WebQuest | Recomendações para a construção de um bom exercício de pesquisa aprendizagem |
|
Objetivos Educacionais de Bloom | Extraído da Escola do Futuro da USP |
|
Classificação de Tarefas | Taskonomia do WebQuest |
|
WEBQUEST | Material acerca do WebQuest extraído da Escola do Futuro da USP. |
|
TEMA 6 - 13/04/2017 | A Avaliação na EAD | Modelos de avaliação na EAD |
Como avaliar a WebQuest | Instruções da Escola do Futuro da USP |
|
Manual de Tutoria | Volume do INED, Manual de Tutoria |
|
Porque Avaliar? | Como conceber materiais para EAD? - Coleção do INED |
|
Tópico 8 | Questionário de Avaliação | Imprima o questionário e depois de preenchido entregue na secretaria do Departamento de Medicina Social |
NOTAS E CONCEITOS RMS5759 | SEGUEM EM ANEXO AS NOTAS E CONCEITOS; ESTAREI DISPONÍVEL PARA DIRIMIR DÚVIDAS NA PRÓXIMA SEMANA ABRAÇO, PARABÉNS GERAIS A TURMA JUAN |