Esta disciplina tem por objetivo geral apresentar as concepções teóricas que embasam o trabalho com gêneros textuais/discursivos no ensino e aprendizagem de línguas (estrangeira e/ou materna) e na formação docente. Para tanto, abordaremos a questão dos instrumentos e seu papel na aprendizagem e no desenvolvimento a partir da orientação epistemológica do interacionismo social e do quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo, tanto para a análise de textos, quanto para a reflexão didática. A disciplina procurará apresentar elementos relacionados ao conceito de gêneros no campo do ensino-aprendizagem de línguas e da formação docente, discutindo as seguintes noções: engenharia didática, modelo didático de gêneros, dispositivos didáticos (sequência didática, itinerário etc. para a produção de textos orais ou escritos), capacidades de linguagem, capacidades epistêmicas e praxiológicas. Além dessas questões, a disciplina visa, paralelamente, a dar subsídios para a produção de textos pertencentes a diversos gêneros textuais que pertencem à esfera acadêmica e que serão produzidos durante o curso, contribuindo para o letramento acadêmico dos participantes.