Tema do curso: Os sistemas atlânticos do mundo moderno
Programa: aulas e leituras obrigatórias
Aula introdutória: apresentação do curso (21/03; 22/03)
Unidade I – O sistema atlântico ibérico.
O problema da expansão europeia (28/03; 29/03)
Texto: Felipe Fernández-Armesto, “Los imperios en su contexto global, c.1500-c1800”. In: Debates y Perspectivas. Cuadernos de Historia y Ciencias Sociales (“Las tinieblas de la memoria. Una reflexión sobre los imperios en la Edad Moderna”, coord.. Manuel Lucena Giraldo), n.2, sep. 2002, pp.27-45.
A conquista da América: a formação da Nova Espanha e do Peru (04/04; 05/04)
Texto: Steve J. Stern, “Paradigmas da conquista, história, historiografia e política”. In: Heraclio Bonilla (org.) Os conquistados. 1492 e a população indígena das Américas. (1ª ed.ingl: 1992; trad.port.) São Paulo: Hucitec, 2006, pp.27-66.
O debate ideológico sobre a conquista do Novo Mundo (11/04; 12/04 – ATENÇÃO: SEMANA SANTA)
DOCUMENTO: Frei Bartolomé de Las Casas. Brevíssima Relação da Destruição das Índias Ocidentais. (1ªed: 1552. Trad.port.) Porto Alegre: L&PM, 1984, pp.27-38.
Mineração e mercados internos na América espanhola (18/04; 19/04)
Texto: Paula C. Zagalsky, “Trabalhadores indígenas mineiros no Cerro Rico de Potosí: seguindo os rastros de suas práticas laborais (séculos XVI y XVII)”. In: Alexandre Belmonte & Christine Hunefeldt (orgs.) As Minas e o Cotidiano do Mineral. Experiências Humanas Coloniais. RJ: Estudos Americanos, 2018, pp. 75-121.
O sistema atlântico ibérico (25/04; 26/04)
Texto: J. H. Elliott, “A Espanha e a América nos séculos XVI e XVII”, in Leslie Bethell (org.), História da América Latina. Vol. 1: América Latina Colonial. (1ª ed. ingl: 1985; trad.port.) São Paulo/ Brasília: EDUSP/FUNAG, 1997, pp.283-338.
AVALIAÇÃO I (prova escrita em sala: 2/05; 3/05)
Unidade II – O sistema atlântico do noroeste europeu.
A montagem do sistema atlântico no noroeste europeu (9/05; 10/05)
Textos: Joseph C. Miller, “O Atlântico escravista: açúcar, escravos e engenhos”. In: Afro-Ásia, n.19/20: 9-36, 1997.
A escravidão no Caribe inglês e francês, c.1650-1790 (16/05; 17/05)
Texto: Rafael de Bivar Marquese, "A Tale of Two Coffee Colonies: Environment and Slavery in Suriname and Saint-Domingue, ca. 1750-1790". In: Comparative Studies in Society and History, v.64, n.3, 1-34, 2022 (com versão em português para a classe)
A América inglesa continental e seu processo de independência (23/05; 24/05)
Texto: Edmund Morgan, “Escravidão e liberdade: o paradoxo americano”, in Estudos Avançados (1ª ed. ingl.: 1970; trad.port.) 14 (38): 121-150, abril 2000.
A crise do sistema atlântico do noroeste europeu: o abolicionismo britânico (30/05; 31/05)
Texto: Seymour Drescher, "The Antislavery Debate: Capitalism and Abolitionism as a Problem in Historical Interpretation (Review Essay)". In: History and Theory, v.32, n.3, Oct 1993, pp.311-329 (tradução inédita de Henrique Ré).
A crise do sistema atlântico do noroeste europeu: a Revolução do Haiti (06/06; 07/06)
Textos: Carolyn Fick, “Para uma (re)definição de liberdade: a Revolução no Haiti e os paradigmas da Liberdade e Igualdade”. In: Estudos Afro-Asiáticos, 26 (2): 355-380, maio-agosto 2004.
Unidade III: O sistema atlântico ibérico em tempos de crise.
A crise do sistema atlântico ibérico: as reformas ilustradas (13/06; 14/06)
DOCUMENTO: Premoniciones de la Independencia de Iberoamérica. Las reflexiones de Jose de Ábalos y el Conde de Aranda sobre la situación de la América española a finales del siglo XVIII. Estudio de Manuel Lucena Giraldo. Madrid: Fundación Mapfre Tavera - Doce Calles, 2003.
Cuba na crise do Império espanhol e a escravidão atlântica oitocentista (20/06; 21/06)
Texto: Dale Tomich, “A riqueza do império: Francisco de Arango y Parreño, economia política e a segunda escravidão em Cuba”. In: Revista de História, 149: 11-43, 2o semestre de 2003.
AVALIAÇÃO II (Data limite para entrega das resenhas: 28/06. Devolução: 7/07)
- Docente: Rafael de Bivar Marquese