Projetos alternos, sujeitos plurais e narrativas múltiplas: temáticas em torno da História da África e dos Afrodescendentes nas Américas.

A disciplina tem em vista o revigoramento dos dispositivos da Lei 10.639/03 e da Lei 11.465/08 e de seus efeitos, fornecendo aos alunos e alunas elementos conceituais que orientem sua atuação como professores de História no desenvolvimento dos temas da lei e que os instruam na produção de materiais didáticos. Nas interlocuções entre História Social, Antropologia, Arqueologia, bem como nas novas vertentes da História Pública, os conteúdos a serem desenvolvidos nas aulas, leituras e discussões tem como eixo a revisão no estudo das dinâmicas que conectaram as sociedades de ambas as margens do Atlântico, orientada pela perspectiva das transformações que acompanharam o processo da diáspora africana no mundo atlântico, as circularidades, as vindas e os retornos, e as reconfigurações africanas nas Américas. Além disso, a proposta é abarcar nos movimentos sociais do império, da república e dos tempos atuais, sujeitos silenciados e/ou estigmatizados – mulheres, crentes, penitentes, camponeses –, recuperando a partir dos referenciais de uma produção comprometida, a maneira de integrá-los à História. Pretende-se também, em termos de renovação didática, dar continuidade aos estudos de meio – as excursões didáticas – como forma de aprofundar o contato das alunas e dos alunos com as comunidades quilombolas e indígenas, apreendendo a diversidade de histórias e formações e os diferentes projetos e narrativas históricas que informam sua organização.