I - OBJETIVOS: A Com a periodização de 1815 à 1918, este curso é visto como uma continuação dos temas tratados em História Moderna- II, com uma visão abrangente de aspectos econômicos, sociais e políticos. A bibliografia visa ampliar o conhecimento das interpretações historiográficas. I - OBJETIVOS: B A Revolução Francesa de 1789 conclui, de modo radical, o período das revoluções democráticas iniciado no século XVII com as revoluções na Inglaterra e nos Países Baixos, passando pela Revolução Americana do século XVIII. A \"repetição\" farsesca de 1789 em 1848 traduziu toda a mudança social trazida pelo avanço do capitalismo a escala européia. A mudança histórica teve como consequência a cisão da frente revolucionária do século XVIII, e o surgimento de um novo tipo de revolução em 1871, com a Comuna de Paris. O curso procura aproximar o aluno da dramática dinâmica histórica do \"longo século XIX\", tanto no que diz respeito às rupturas revolucionárias quanto aos processos de longo prazo. A compreensão dessa dinâmica é a base mínima para abordagem dos processos do século XX. I – OBJETIVOS: C Proporcionar aos alunos a possibilidade de experiência pedagógica, seja como observadores críticos de práticas didáticas seja como participantes em atividades de grupo em que diferentes alunos assumem tarefas de organização e coordenação de discussões coletivas, apresentação de seminários, uso e análise de recursos tecnológicos para pesquisas documentais e bibliográficas, atividades extraclasse (visitas a exposições, mostras de filmes) e atividades pedagógicas correlatas. I – OBJETIVOS: D Aperfeiçoar a utilização da linguagem e recursos oratórios dos alunos em situações profissionais de historiadores. Para isso serão utilizados recursos escritos (ensaios escritos corrigidos pelo professor e discutidos em sala) bem como discussões orais. Será dada especial atenção à utilização adequada da língua portuguesa no contexto do jargão profissional especializado.