A disciplina tem por objetivo central explorar as dimensões das práticas performativas, na intersecção entre a performance e o teatro contemporâneo, como campo de produção e contestação de processos des/identitários, articulados pelas políticas do corpo e fundados na diferença. Abordar e propor o debate sobre a noção de performance, e seus conceitos afiliados, enquanto campo estético e epistemológico. Engajar-se com noções do corpo em performance que entrelaçam materialidade, produção de corporeidades e modos de subjetivação. Explorar aspectos dos movimentos pós-coloniais e decoloniais na fundação de práticas performativas (i) locais e regionais, des artistas e grupos estudados, e (ii) pessoais, no que concerne os projetos des estudantes. Propor experimentações teórico-práticas a partir da exploração das políticas das des/identidades. Operar na intersecção entre a performance e o teatro contemporâneo, por meio de uma perspectiva que rompa com o binário arte/vida e com a demarcação e afirmação de categorias estéticas. Ler e debater textos importantes para o recorte operado pela disciplina, facilitando a argumentação crítica e o debate. Incentivar entrelaçamentos entre teoria e prática para/na criação e escrita performativa. Fomentar a criação de um projeto individual, de cada alune, que explore os conteúdos estudados na disciplina em relação à noção de performar-se.