Artes Plásticas
O curso pretende analisar questões fundamentais que estão presentes no dia a dia de um artista em busca da pintura contemporânea. Aspectos temporais, indagações técnicas e conceituais estão imbricadas com a prática artística. Como os temas são muito vastos cada aula tomará o aspecto de um ensaio, um recorte sobre cada tópico. Além das aulas, seminários serão realizados a fim de discutir a produção pictórica do aluno.
Esta disciplina pretende apresentar, examinar e articular trabalhos de arte brasileira e internacional dos anos 1960 à atualidade e as reflexões teórico-críticas correspondentes com o objetivo de investigar como os problemas formulados na produção artística dos anos 1960 e 1970, conhecida por seu acento experimental, ecoam nas poéticas atuais, localizando e discutindo, deste modo, os desafios postos à arte e às escritas em arte hoje.
Estimular pesquisas visando desenvolver os princípios criativos que fundamentam a prática artística em Artes Visuais. Orientar a concretização desses princípios durante a realização de trabalhos individuais. Desenvolver a capacidade de análise e reflexão sobre as relações entre obras produzidas e o contexto mais geral da arte. Etapa obrigatória inicial para a realização da disciplina Projeto de Graduação em Artes Visuais II. Para os Alunos de Licenciatura: A disciplina tem como principal objetivo possibilitar que os estudantes mobilizem experiências e conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo da graduação, na concepção e realização de projetos de pesquisa e/ou de ação cultural e educativa, voltado às áreas da arte/educação.
Disciplina que terá como principais objetivos: elaborar, analisar e colocar em prática os diferentes conceitos apresentados; acompanhar projetos dirigidos; analisar os diferentes projetos multimídias desenvolvidos.
Disciplina de caráter teórico-prático que terá como preocupação a linguagem visual no espaço bi e tridimensional. Pretende-se criar assim um quadro de referências teóricas e métodos de trabalho correlacionados através de uma série didática de exercícios e informações visando uma sistematização na experiência visual. Consequentemente a formação de uma visão crítica e objetiva do processo de trabalho será atingida. Teremos como prioritário a passagem dos meios analógicos para os digitais e trataremos essencialmente de imagens fixas, ou, aquelas que não nos causam o efeito de mudança espaço-temporal efetivamente. A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
Esta disciplina busca analisar o conceito de Imagem através do olhar dos meios digitais e as contribuições dos recursos tecnológicos à arte e comunicação de forma atualizada, com bibliografia e respectivos reflexos do cenário contemporâneo. A tecnologia sempre esteve atrelada ao desenvolvimento das linguagens e faz com que estas sejam constantemente reavaliadas, este é o motivo principal para se continuar a pesquisar imagens hoje em dia. Da Imagem Técnica a Realidade Aumentada, das Novas Visualizações de Dados e o conceito do Pós-Digital, estarão sendo refletidos a partir de teóricos e trabalhos artísticos. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de: 1. Conhecer os conceitos básicos envolvidos; 2. Refletir sobre o relacionamento entre arte, comunicação, ciência e novas tecnologias digitais.
Apresentar e analisar temas, obras e projetos relevantes e de interesse na produção cruzada nas áreas de Arte e Arquitetura. Procede assim não para dissolver as especificidades dessas áreas, mas, ao contrário, para usufruir de suas singulares distinções na medida em que permite criteriosamente enfrentá-las em aproximação. Estudar projetos nos quais artistas e arquitetos interagem, observando o caráter intersubjetivo da experiência com as obras - tanto de seus autores no processo de criação, quanto daqueles que as habitam ou frequentam. Dar acesso a dados articulados entre as duas áreas de conhecimento, em âmbito nacional e internacional, permitindo associação entre conceitos, processos e métodos. Compreender obra e projeto como indissociáveis da teoria e contextualizados na compreensão histórica em que foram engendrados, permitindo reconhecer a contribuição de cada autor para além das obras em colaboração Arte/Arquitetura.
Estimular pesquisas visando desenvolver os princípios criativos que fundamentam a prática artística em Artes Visuais. Orientar a concretização desses princípios durante a realização de trabalhos individuais. Desenvolver a capacidade de análise e reflexão sobre as relações entre obras produzidas e o contexto mais geral da arte. Etapa obrigatória inicial para a realização da disciplina Projeto de Graduação em Artes Visuais II. Para os Alunos de Licenciatura: A disciplina tem como principal objetivo possibilitar que os estudantes mobilizem experiências e conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo da graduação, na concepção e realização de projetos de pesquisa e/ou de ação cultural e educativa, voltado às áreas da arte/educação.
Disciplina de caráter teórico-prático que tem como preocupação analisar, discutir e colocar em prática os diferentes conceitos envolvidos neste campo. O foco principal é criar um quadro de referências teóricas e métodos de trabalho visando uma sistematização no campo da multimídia e intermídia. As aulas abrangerão alguns dos tópicos abaixo, que serão desdobrados em aulas teóricas e exercícios práticos: hipertexto - um histórico de seu desenvolvimento; multimídia e hipermídia a partir de diferentes autores; os conceitos de: interatividade, interface, imprevisibilidade, navegação, etc.; análise e discussão de diferentes programas multimídia e sites; panorama da arte e tecnologia; entre outros. A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
O foco principal será criar um quadro de referências teóricas e métodos de trabalho visando uma sistematização no campo da multimídia e intermídia. Consequentemente a formação de uma visão crítica e objetiva dos processos criativos envolvidos será atingida.