O objetivo é estudar as diferentes representações na literatura, nas artes e história da Irlanda e suas relações com América Latina.
Estará centrado na celebração do centenário da independência do país e na influência que teve nos ámbitos culturales. A disciplina forma parte das atividades acadêmicas das quatro Cátedras de Estudos Irlandeses que existen nas Universidades de América Latina: a Cátedra Extraordinaria de Estudios Irlandeses Eavan Boland-Anne Enright (UNAM); a Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats (USP); a Cátedra libre extracurricular de estudios irlandeses y de la diáspora irlandesa (UNLPam) e a Cátedra Extracurricular de Estudios Irlandeses (USAL).
Priorizar-se-á a análise e interpretação dessas narrativas, em termos de seu contexto, produção e recepção com relação à produção britânica e latinoamericana. Essa disciplina visa ampliar o repertório de leituras do futuro professor no que diz respeito às literaturas de língua inglesa que se produzem fora dos países centrais, aqui entendidos como sendo a Grã-Bretanha e os Estados Unidos.