1. Abordar temas centrais de História Medieval, com ênfase no período que estende entre os séculos V e X, a que se convencionou chamar Alta Idade Média.
2. Estabelecer os pressupostos para a articulação entre as esferas política, cultural, econômica e das ideias.
3. Refletir a respeito das representações nas sociedades medievais, considerando a percepção que indivíduos e grupos têm sobre si mesmos e aquela que constroem a respeito do outro.
4. Familiarizar os alunos com os principais problemas historiográficos inerentes ou relacionados àquele período.
5. Desenvolver uma discussão metodológica, de forma a viabilizar a familiaridade com o instrumental da pesquisa bem como a autonomia em sua prática.
6. Capacitar os alunos para as práticas pedagógicas nos níveis fundamental e médio, por meio da elaboração de planos de aulas, organização e apresentação de seminários.
7. Fornecer instrumental para que os alunos produzam materiais para o ensino nos níveis fundamental e médio, a partir do contato crítico com as problemáticas e de sua filtragem para uma produção dirigida a um público específico.
8. Desenvolver os pressupostos da pesquisa em História por intermédio da leitura e da análise de documentos, bem como da produção de textos historiográficos.
9. Promover o contato com a bibliografia a respeito dos temas propostos, buscando favorecer o elemento da crítica nas leituras.