OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Instrumentalizar o licenciando de enfermagem quanto aos aspectos teórico-metodológicos do processo ensino aprendizagem para atuar no ensino médio, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada em enfermagem. Planejar, desenvolver e avaliar ações educativas relacionadas com as práticas de enfermagem e de saúde. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PROFESSOR, NESTE MOMENTO DO CURSO Capacitar o licenciando de enfermagem para o exercício profissional no ensino médio, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada em enfermagem. Sedimentar o que significa e como se dá o processo de tornar-se professor. Construir conhecimentos teóricos para fundamentar a prática, a partir da análise da realidade. FUNÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA Esses conhecimentos específicos integrados com outros saberes pedagógicos permitirão a formação do professor para desenvolver ações e projetos educacionais no contexto do ensino médio, da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem bem como na formação continuada em enfermagem. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA Referentes à ação docente 1. Historiar a Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem no Brasil e suas implicações nas práticas atuais; 2. Apresentar as legislações e concepções pedagógicas da educação relacionadas ao ensino médio e Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem; 3. Contextualizar o processo ensino aprendizagem no ensino médio e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem nas dimensões educacional, política, social, cultural, ética e legal; 4. Apresentar os conceitos e as dimensões da Gestão na Educação Profissional de Nível Médio em Enfermagem; 5. Contextualizar as políticas e práticas da formação continuada em enfermagem em instituições de saúde públicas e privadas; 6. Estimular uma postura crítico-reflexiva do estudante frente à Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e à formação continuada em enfermagem e suas implicações para a assistência de enfermagem; 7. Apresentar os elementos que compõem um projeto político pedagógico da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem; 8. Apresentar os elementos que compõe a identidade docente para atuar no ensino médio e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem; 9. Apresentar as bases teórico-metodológicas para a prática docente; 10. Discutir as diferentes competências para atuação do professor na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada; 11. Discutir as tendências pedagógicas e suas aplicações na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada de profissionais de enfermagem; 12. Discorrer sobre os princípios andragógicos e suas implicações na prática docente; 13. Descrever as etapas de planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo ensino aprendizagem; 14. Discutir o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de enfermagem; 15. Apresentar diferentes estratégias de ensino e o uso de ambientes virtuais de aprendizagem; 16. Apresentar o processo de supervisão em campo da prática; 17. Orientar a elaboração de materiais pedagógicos e o uso de tecnologias educacionais. Referentes à ação discente 1. Conhecer o cenário atual da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem no Brasil e suas implicações para as práticas atuais a partir da reflexão sobre os fatos históricos; 2. Compreender as legislações e concepções pedagógicas da educação relacionadas ao ensino médio e Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem; 3. Analisar o processo ensino aprendizagem no ensino médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada em enfermagem nas dimensões educacional, política, social, cultural, ética e legal; 4. Refletir sobre os conceitos e as dimensões da Gestão na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada em enfermagem; 5. Relacionar as prioridades políticas e necessidades práticas da formação continuada em enfermagem em instituições de saúde públicas e privadas; 6. Adotar uma postura crítico-reflexiva frente à Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e à formação continuada em enfermagem e suas implicações para a assistência de enfermagem; 7. Participar de discussões sobre a elaboração de um projeto político pedagógico da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem; 8. Construir sua identidade docente para atuar no ensino médio e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem; 9. Identificar o processo de construção das bases teórico-metodológicas para a prática docente; 10. Desenvolver as competências cognitivas, atitudinais e psicomotoras da prática pedagógica em enfermagem e em saúde; 11. Analisar as tendências pedagógicas e suas aplicações na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada de profissionais de enfermagem relacionando-as à historicidade da profissão; 12. Conhecer os princípios andragógicos e suas implicações na prática docente 13. Compreender o planejamento, desenvolvimento e avaliação das ações educativas; 14. Discutir o uso das Tecnologias da informação e comunicação no ensino de enfermagem; 15. Discutir estratégias de ensino e o uso de ambientes virtuais de aprendizagem no processo ensino aprendizagem em enfermagem; 16. Compreender o processo de supervisão em campo da prática; 17. Desenvolver o processo ensino-aprendizagem mediado por recursos tecnológicos e materiais multimídias.