Objetivos:

a) Apresentar conceitos básicos da teoria dos conjuntos aplicada à música
b) Oferecer ferramentas analíticas para o material harmônico e melódico do repertório atonal e pós-tonal da primeira metade do século XX.
c) Estimular o pensamento crítico na aplicação de metodologias analíticas.

Justificativa:

A teoria dos conjuntos é uma proposta importante para a análise e compreensão dos processos composicionais na metade inicial da música do séc. XX. Pensada inicialmente para abordar o repertório dodecafônico e atonal, a teoria dos conjuntos passou a ser empregada também como método analítico para o repertório pós-tonal, revelando estruturas harmônico-melódicas em compositores como Debussy, Stravinsky, Bartók e Villa-Lobos.

Conteúdo:

A disciplina pretende apresentar os elementos básicos da teoria dos conjuntos no campo da análise musical, possibilitando ao estudante de música o acesso a ferramentas que auxiliem a compreensão de estruturas harmônicas e melódicas comuns na música atonal e pós-tonal, bem como uma reinterpretação de estruturas harmônico-melódicas tonais.