Objetivos Gerais: A disciplina pretende contribuir para a formação do professor-pesquisador, enquanto agente de ensino e de investigação científica; proporcionar uma reflexão crítica, da perspectiva humanista, sobre a literatura como elemento formador do aluno e do educador; discutir textos crítico-teóricos sobre o binômio Literatura-Ensino; discutir as correntes críticas e os conceitos de crítica, de teoria e de historiografia literárias; refletir sobre Literatura e Literaturas Nacionais, especialmente a Literatura Portuguesa, e sobre as diferentes perspectivas de análise do binômio ensino-aprendizagem da Literatura (Portuguesa) e da relação professor/aluno; discutir o conceito de metodologias ativas. Objetivos Específicos: Atentar para a importância da literatura para as e nas revoluções e transformações sócio-histórico-culturais e, desse modo, fomentar a articulação entre literatura e sociedade; refletir sobre o manuscrito, sobre as novas tecnologias e sobre o seus impactos na constituição e circulação de saberes, nomeadamente de obras e de crítica literárias; pensar a recepção da literatura e a necessidade de transferir os resultados das pesquisas em Humanidades para a sociedade; considerar como a modernidade estabeleceu novos conceitos artísticos e literários, além de novos meios de circulação de obras e, consequentemente, de recepção, e qual o impacto deles nas novas tecnologias do século XXI e, em via de mão-dupla, o impacto das novas tecnologias nos modos de estudo, de pesquisa e de difusão da literatura no século XXI; refletir e analisar o conceito de “literatura como missão civilizatória”, tão significativo para o Portugal dos séculos XIX e XX.