De acordo com as Diretrizes Nacionais do Curso de Pedagogia (Res.CNE/CP 01, maio de 2006) a formação do pedagogo deve contemplar consistente formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, que se articulam ao longo do curso, sendo composta pelas seguintes dimensões: a) docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do curso de Ensino Médio na modalidade Normal, assim como em Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos; b) gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação; c) produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional (Parecer CNE/CP 05/2005: 8). É na perspectiva da gestão educacional, que se insere a disciplina Práticas de Supervisão Educacional. Tem como objetivos: Geral: A disciplina pretende oportunizar aos estudantes do Curso de Pedagogia, por meio de análises e discussões de referenciais teórico-metodológicos, conhecimento acerca do campo de atuação do pedagogo (a), permitindo-lhe agir de forma crítico-reflexiva, como supervisor nos sistemas de ensino (Diretorias de Ensino – Rede Estadual e Municipal) e como Coordenador –Pedagógico-Educacional nas Unidades Escolares. Partindo da (re) visão da postura pessoal/ profissional, o fio condutor valorativo desta disciplina está centrado na construção de uma escola pública de qualidade social para todos. Específicos: 1. Identificar os princípios e os elementos constitutivos do trabalho de coordenação pedagógica e supervisão pedagógica. 2. Discutir a ordenação do trabalho na unidade escolar e seus desdobramentos no plano de curso e no projeto pedagógico. 3. Oferecer subsídios ao estudante de pedagogia para coordenar o trabalho na unidade escolar e no sistema de ensino, tendo como eixos a construção partilhada do projeto educacional da escola e o desenvolvimento do currículo.