A disciplina de Didática II pretende contribuir para a formação de um profissional que atue em processos educativos, principalmente desenvolvidos nas instituições escolares e que tenha uma perspectiva de trabalho interdisciplinar. Neste sentido a Didática é aqui entendida como princípios pedagógicos gerais que norteiam a organização do trabalho em sala de aula e sua articulação com a organização global da escola. Dessa forma, tem uma interface com o que normalmente se conhece por campo do currículo, já que a organização global da escola não pode ser descartada no processo de conhecimento da organização particular da sala de aula. Para tanto, propõe o estudo de teorizações sobre o ensino, a relação com o saber e as práticas que constituem o cotidiano da escola e da sala de aula, considerando as determinações sociais da organização e do desenvolvimento do trabalho pedagógico. Tal programa se justifica na importância de formar o futuro Pedagogo, nas dimensões teórica e prática, para responder às demandas da escola contemporânea, por meio de atuação docente comprometida com o ensino e a aprendizagem de todos os alunos. O ensino, objeto da Didática, é um fenômeno complexo, enquanto prática social historicamente situada e realizada com seres humanos. Portanto, o campo da Didática pressupõe: a) A percepção reflexiva e crítica das situações didáticas, no seu contexto histórico e social. b) O entendimento do ensino como mediação e aprendizagem ativa do estudante. c) O conhecimento do processo de ensinar a pensar, das implicações e relações entre o saber pedagógico e o saber científico, do domínio de métodos, dos procedimentos e formas de avaliação, da organização e gestão do processo de ensino face às situações didáticas concretas. d) A explicitação e análise das unidades de ensino: objetivos, conteúdos, métodos, avaliação e recursos enquanto eixo do planejamento.