Geral: Contribuir para a formação do futuro pedagogo através da oportunidade de vivenciar e refletir sobre a prática educativa no ensino fundamental (1ª à 4ª série) no que diz respeito à concepção, planejamento, execução e avaliação da atividade educativa e de projetos educacionais considerando as metodologias de ensino das áreas específicas (Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa; Metodologia do Ensino de Matemática; Metodologia do Ensino do Ensino de Ciências e Metodologia do Ensino de História e Geografia). Específicos: a) Implementar métodos de observação do cotidiano escolar. b) Articular o conhecimento adquirido nas várias disciplinas de metodologias de ensino das áreas específicas para sistematizar a observação, problematizar e refletir sobre o processo pedagógico que ocorre no contexto escolar. c) Conhecer e refletir as rotinas de funcionamento da escola. d) Conhecer a concepção de conhecimento e educação que os envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem possuem (incluindo pais, alunos, professores, funcionários, técnicos) buscando compreender as condições de contexto que geram as práticas observadas. e) Identificar no planejamento e avaliação do ensino das diferentes disciplinas o que se refere a: seleção e seqüência de conteúdos; métodos e procedimentos utilizados; direção e organização das atividades; formas de controle e avaliação do ensino e da aprendizagem; integração com o projeto pedagógico da escola. f) Reconhecer formas de trabalho pedagógico que visem a promoção do desenvolvimento social, psicológico e cognitivo dos alunos da 1ª à 4ª série do ensino fundamental. g) Propor e discutir alternativas possíveis para o ensino das áreas específicas. h) Promover a integração da universidade com as instituições escolares. i) Refletir sobre as implicações éticas da inserção na instituição de fundamental, na condição de estagiário, bem como sobre a perspectiva dos direitos dos diferentes atores institucionais.