A ligação entre a geologia e a engenharia geotécnica é muito sólida. É comum que os geólogos tenham um pleno entendimento sobre a história da terra, suas rochas e solos, nas diversas regiões do planeta. Estes conhecimentos são fundamentais para as diversas obras de infraestrutura. Porém para o adequado funcionamento destas obras é necessário o entendimento de como os materiais se comportam do ponto de vista mecânico e hidráulico quando são utilizados em obras de engenharia. Desta forma os conceitos da mecânica dos solos permitem uma ampliação dos conhecimentos, permitindo um ligação entre a geologia e a engenharia geotécnica.

Este curso irá abordar os seguintes tópicos:

·        Características fundamentais dos solos: granulometria limites de Atterberg, minerologia, estruturas e origem dos solos. Sistemas de Classificação SUCS e AASHO. Demonstração em laboratório.

·        Índices Físicos dos Solos e das Rochas: definições, cálculo, e determinações de laboratório (porosidade, índices de vazios, densidades, teor de umidade, etc.); compactação dos solos. Exercícios.

·        Pressões Totais, Efetivas e Neutras. Coeficiente de pressão de terra (Ko). Pressões geostáticas.  Percolação de água em meios porosos e fissurados: equações e determinação no campo e no laboratório.

·        Compressibilidade de Solos. Adensamento de solos, ensaios endométricos e cálculo de recalques.

·        Resistência de Solos: critérios de resistência; círculo de Mohr, tipos de ensaios e suas características básicas (compressão uniaxial e triaxial, cisalhamento direto, tração direta e indireta).

·        Principais métodos de prospecção geotécnica e geomecânica do subsolo: poços, sondagens, galerias e ensaios in situ em furos de sondagem.

·        Elementos de aplicação às obras civis e mineiras.