Geral: Desenvolver nos discentes a seguintes competências: - A capacidade de refletir acerca da evolução do campo psicológico em toda a multiplicidade de práticas e ideias, e através das continuidades e descontinuidades entre passado e presente; - A capacidade de compreender os nexos entre os debates da história da psicologia contemporânea e elaborações conceituais presentes ao longo da história dos saberes psicológicos e da história da psicologia cientifica moderna. Desenvolver nos discentes a habilidade de reconhecer e ter consciência dos paradigmas psicológicos em pauta no campo da pesquisa cientifica em psicologia, de atuação profissional e nas instituições onde tal atuação se insere; assim como de discernir os diferentes paradigmas psicológicos que pautam outros fazeres (levando-se em conta o pluralismo da psicologia contemporânea). Específicos: - Apresentar os novos paradigmas de Psicologia cientifica propostos nos séculos XX e XXI e suas fundamentações epistemológicas, com destaque naqueles paradigmas mais diretamente relacionados às ênfases do currículo, a saber processos e práticas psicossociais e processos clínicos e saúde. - Formar nos discentes o conhecimento e a capacidade de definição do percurso histórico genético dos conceitos fundamentais da psicologia contemporânea e a capacidade de discernir entre diversos entendimentos quanto à formulação de objeto e métodos da Psicologia nas diversas perspectivas psicológicas dos séculos XX e XXI. - Proporcionar aos discentes um panorama do campo inteiro da Psicologia contemporânea em seu conjunto e em seu desenvolvimento historico, estabelecendo nexos e articulações entre conceitos de diversos paradigmas psicológicos contemporâneos e entre conceitos da Psicologia moderna e da história dos saberes psicológicos, possibilitando assim o entendimento da longa duração no processo de constituição histórica da Psicologia; e promovendo uma visão integrada da ciência psicológica.