A disciplina de Didática Geral I pretende contribuir para a formação de um profissional que atue nas instituições escolares e que tenha uma perspectiva de trabalho interdisciplinar. Para tanto, propõe o estudo de teorizações sobre o ensino, bem como sobre as práticas que constituem o cotidiano da escola e da sala de aula, evidenciando as determinações sociais da organização e do desenvolvimento do trabalho pedagógico. De maneira mais específica a disciplina pretende contribuir com a formação do futuro professor mediante o exame das especificidades do trabalho docente na situação institucional escolar. Esta especificidade compreende: a) a percepção reflexiva e crítica das situações didáticas, no seu contexto histórico e social; b) a compreensão crítica do processo de ensino na sua função de assegurar, com eficácia, o encontro ativo do aluno com o currículo e os conhecimentos do campo da Biologia; c) o domínio dos elementos constitutivos do planejamento do processo de ensino. A disciplina Didática Geral I parte do pressuposto de que o futuro professor necessita de recursos ao mesmo tempo teórico e prático para que realize satisfatoriamente o trabalho docente, em condições de criar sua própria didática, ou seja, sua prática de ensino em situações didáticas específicas conforme o contexto social em que ele atue. Nessa perspectiva o estágio supervisionado é parte integrante da disciplina e possibilita ao aluno se aproximar das situações reais nas quais o ensino de Biologia se desenvolve, ou seja, da escola e da sala de aula. Nessa situação o aluno é orientado a refletir sobre a organização da escola, do Projeto Político Pedagógico e do trabalho pedagógico à luz dos pressupostos teóricos da disciplina.