Debater o fenômeno do lazer em nível de senso comum e conhecimento acadêmico; Oportunizar ao aluno subsídios que ofereçam o debate sobre os distintos conceitos presentes nos estudos do lazer; Propiciar ao aluno conhecimento sobre as abordagens que historicamente se embrenharam na tarefa de embasar a pesquisa em lazer; Realizar uma análise crítica dos conteúdos culturais do lazer, com ênfase nos interesses turísticos; Ilustrar os diversos tipos de equipamentos a serviço da prática de atividades de lazer; Abordar as possíveis barreiras que impedem o acesso ao lazer, como as econômicas, de gênero, em grupos especiais, entre outros; Ressaltar a tendência apontada para o campo do lazer nos diversos estudos nacionais e internacionais especializados. Ilustrar a ligação da esfera do lazer com a família e o ciclo vital; Apresentar aspectos históricos sobre a transformação do lazer no Brasil como campo de estudos e como atividade; Refletir sobre a aplicabilidade das políticas setoriais de lazer nas esferas pública, privada e do Terceiro Setor; Apresentar o lazer em seu fundamento educativo; Relacionar lazer e educação permanente; Identificar e associar equipamentos e espaços de lazer segundo a base teórica específica.