Este curso tem como propósito discutir, a partir, principalmente, das poetas portuguesas surgidas no século XX e XXI, o modo como as vozes femininas vão se construindo em relação à uma tradição autoral masculina que reflete necessariamente a sociedade patriarcal e autoritária. Desse ângulo é bastante relevante pensar o modo como essas vozes vão se transformando numa relação dialética que move passado e presente constantemente. Esse movimento implica pensar os vários desdobramentos temáticos como: opressão/liberdade; amor/erotismo; masculino/feminino; diversidade de gêneros; poesia confissão/poesia criação temas centrais para se pensar a condição da mulher (assim como outros grupos marginalizados) que ainda luta para conquistar os seus direitos.

Mas o curso visa também pensar estas vozes como subjetivas, isto é, vozes que, independente e paralelamente às questões sociais, revelam seus sonhos, desejos e afetos, ou seja, revelam uma sensibilidade que as singulariza.  

Assim, o curso pretende abarcar as questões sociais e as questões subjetivas garantindo a complexidade do universo feminino.