A Didática, como área da Pedagogia, estuda o ensino como fenômeno social complexo. Como campo de conhecimento em construção, assume as questões pedagógicas como base para a sua produção, inserindo a questão política como determinante das questões pedagógicas. Sua base teórica delineia-se na perspectiva da Didática Fundamental, crítico-reflexiva, opondo-se à Didática Instrumental. No atual curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras a área da Didática está desdobrada pela oferta de duas disciplinas, Didática I e Didática II.
A disciplina Didática I pretende contribuir para a formação do pedagogo mediante a análise e reflexão acerca da especificidade do objeto da didática – as relações entre aprendizagem e ensino - assegurando seu papel de disciplina imprescindível à formação profissional de professores e do campo investigativo com caraterísticas próprias. Essa análise pressupõe a compreensão do trabalho docente em suas relações com os saberes relacionados ao ensino, à função social da escola e ao trabalho do professor considerando-se os contextos em que realiza a docência face às exigências e desafios contemporâneos da Educação Básica. Por conseguinte, os objetivos são delineados a partir dessa concepção de Didática, a qual compreende:
a) A reflexão a respeito do processo didático, concentrando-se no ensino, tal como se revela na escola, nas interações entre professores e alunos e nas suas relações com a aprendizagem, contemplando tanto a materialidade espaço-tempo, quanto os processos que operam na formação do conhecimento dos alunos, enfim os condicionantes que influenciam as práticas escolares.
b) A percepção reflexiva e crítica do campo da didática, no seu contexto histórico e social.
c) A análise dos elementos que compõem a identidade do professor da Educação Básica.
 d) A compreensão do Projeto Pedagógico da escola como espaço de materialização das práticas educacionais.