A presente disciplina tem como objetivo geral subsidiar e preparar os alunos para o planejamento e a programação de curso de Ciências da Natureza, discutindo conceitos gerais, propiciar-lhes a vivência e a reflexão da prática docente.
Como objetivos específicos, podemos destacar: conhecer as diferentes propostas de ensino de ciências, analisando os currículos, textos didáticos e materiais de ensino de ciências; conhecer as condições em que se realiza o ensino de ciências e as práticas pedagógicas na de ciências na escola fundamental; caracterizar o conhecimento científico, diferenciando-o de outras formas do conhecimento e identificar as áreas das Ciências Naturais - Biologia, Química, Física, Geologia e Astronomia e seus diferentes objetos de estudo - sua natureza e estrutura; conhecer o(s) método(s) científico(s) e os métodos de ensino de ciências; selecionar, investigar e aprofundar temas de ciências, que possuam relevância científica e social; conhecer as concepções prévias dos alunos sobre esses temas, para elaborar um "Projeto de Ensino", a ser aplicado no próximo semestre, na disciplina de Ação Pedagógica Integrada: Ensino Fundamental II, que integra as disciplinas de Ciências, História e Geografia; discutir as implicações das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de ciências; conhecer as etapas do processo de ensino e aprendizagem em Ciências, para definir objetivos, conteúdos, métodos de ensino e avaliação adequados às condições da realidade escolar e dos alunos; conhecer e experimentar diferentes recursos e materiais didáticos: textos, materiais audiovisuais, materiais de laboratório, multimídia, informática, etc., para aplicação na escola; organizar aulas e atividades de ensino, pesquisar e produzir materiais de ensino e pedagógicos, visando a aplicação do "Projeto de Ensino" na escola e vivenciar a prática docente em suas várias etapas do processo de ensino e aprendizagem: do planejamento às aulas.