Mostrar ao aluno o rio no seu funcionamento natural e a intervenção antrópica visando o uso da água. Mostrar ao aluno os usos dos recursos hídricos, suas demandas e suas limitações. Desenvolver junto ao aluno os procedimentos quantitativos relativos ás técnicas de formação de reservatórios e da implantação dos diversos usos da água, consuntivos ou não, apontando decorrentes impactos socioeconômicos e ambientais.
OBSERVAÇÕES: (1) Devido às restrições impostas pela pandemia de SARS-COV-2 e sua permanência no semestre em curso, novas ferramentas pedagógicas foram introduzidas para otimizar o ambiente de ensino-aprendizagem, atendimento de conteúdos, avaliações e promoção de currículo profissional dos futuros egressos. (2) Estas adaptações acompanham as orientações advindas de colegiados, p.ex. CoC Ambiental e Comissão de Graduação da EESC/USP, e do treinamento contínuo de professor e estagiários para aumentar as vantagens para os alunos. (3) Em sendo uma situação excepcional, o processo é dinâmico. Assim, ao programa inicial do semestre poderão ser incorporados alguns itens para melhor adequar a efetividade de conteúdos e desenvolvimento acadêmico dos alunos.