O objetivo da disciplina é introduzir o pós-graduando nos conceitos básicos do método científico, com discussões sobre o trabalho científico desde a concepção e estabelecimento de hipóteses até a comunicação escrita e oral.
A disciplina visa apresentar aos alunos os conceitos, metodologias e desafios relacionados ao sistema energético nacional. Serão abordadas as principais fontes energéticas (com destaque para as fontes renováveis de energia), suas principais características, componentes e relação com os aspectos socioambientais.
Apresentar os conceitos, princípios e procedimentos, bem como a experiência internacional no desenvolvimento da Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), e perspectivas para o Brasil. A disciplina pretende proporcionar aos pós-graduandos a compreensão dos aspectos associados à integração da AAE no âmbito da política ambiental brasileira, capacitando-os para a análise e interpretação de efeitos ambientais associados a ações estratégicas de desenvolvimento.
O objetivo desta disciplina é apresentar os conceitos, as principais técnicas e aplicações da Ecologia Industrial (EI). Serão discutidas as questões como sustentabilidade, Economia Circular e outras que se relacionam e permeiam o arcabouço da EI.
O objetivo da disciplina é fornecer condições que possibilitem a análise dos bioprocessos ambientais com base nos fundamentos de fenômenos físicos e bioquímicos, com a abordagem da cinética enzimática e microbiológica, visando fornecer os fundamentos necessários para o desenvolvimento da capacidade de projetar e otimizar sistemas que envolvam bioprocessos ambientais enzimáticos e microbiológicos.
Aprofundar o conhecimento do pós-graduando a respeito dos fundamentos da poluição, visando a compreensão dos problemas ambientais atuais para que o estudante seja apto a contribuir para solucionar os desafios relativos à poluição do ar, da água e do solo. A disciplina objetiva ainda demonstrar os principais métodos para avaliação dos impactos ambientais de produtos e processos, assim como fomentar no aluno a análise crítica de possibilidades de implementação de novas tecnologias na mitigação de impactos ambientais.