A disciplina História da Profissão Docente no Brasil (EDF0725) tem por objetivo 

a) abordar a constituição histórica da profissão docente no Brasil;
b) discorrer sobre rupturas e continuidades nas práticas pedagógicas e nos modelos de formação;
c) debater os vários aspectos ligados à profissão (das condições materiais de trabalho às relações de gênero, geração e etnia).

O programa está dividido da seguinte forma:
1. Modelos de formação:
1.1. O magistério como ofício;
1.2. A formação pela prática;
1.3. As instituições de formação: Escolas Normais; Institutos de Educação, Faculdades de Educação, Universidades;

2. Organização da categoria docente:
2.1. Associações beneficentes e de auxílio mútuo;
2.2. Sindicatos;
2.3. Representações do professor e da profissão na mídia e em associações;

3. Produção e socialização de saberes pedagógicos:
3.1. “Grandes” e “pequenos” educadores;
3.2. A imprensa educacional;
3.3. Teorias pedagógicas;

4. Condições materiais do trabalho e da prática docente:
4.1. Tempos e espaços escolares;
4.2. Condições e organização social do trabalho;
4.3. Relações de gênero, geração e etnia.