A disciplina História da Profissão Docente no Brasil (EDF0725) tem por objetivo
a) abordar a constituição histórica da profissão docente no Brasil;
b) discorrer sobre rupturas e continuidades nas práticas pedagógicas e nos modelos de formação;
c) debater os vários aspectos ligados à profissão (das condições materiais de trabalho às relações de gênero, geração e etnia).
O programa está dividido da seguinte forma:
a) abordar a constituição histórica da profissão docente no Brasil;
b) discorrer sobre rupturas e continuidades nas práticas pedagógicas e nos modelos de formação;
c) debater os vários aspectos ligados à profissão (das condições materiais de trabalho às relações de gênero, geração e etnia).
O programa está dividido da seguinte forma:
1. Modelos de formação: 1.1. O magistério como ofício; 1.2. A formação pela prática; 1.3. As instituições de formação: Escolas Normais; Institutos de Educação, Faculdades de Educação, Universidades; 2. Organização da categoria docente: 2.1. Associações beneficentes e de auxílio mútuo; 2.2. Sindicatos; 2.3. Representações do professor e da profissão na mídia e em associações; 3. Produção e socialização de saberes pedagógicos: 3.1. “Grandes” e “pequenos” educadores; 3.2. A imprensa educacional; 3.3. Teorias pedagógicas; 4. Condições materiais do trabalho e da prática docente: 4.1. Tempos e espaços escolares; 4.2. Condições e organização social do trabalho; 4.3. Relações de gênero, geração e etnia. |
- Docente: Ariadne Lopes Ecar