Promover uma síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de engenharia, sendo parte integrante e destacada do projeto pedagógico do curso. O emprego de conhecimentos adquiridos ao longo do Curso de Engenharia Elétrica é item primordial e deve ser evidenciado. Essa evidência deve-se dar em todos os âmbitos do trabalho de formatura, ou seja, na escolha do tema, na sua formulação, nas proposições feitas e análise de resultados e aspectos conclusivos sobre o tema (problema) abordado. Para o caso específico do Projeto de Formatura na sua 1ª Fase, correspondente a esta disciplina, objetiva-se a escolha de um tema/projeto a ser desenvolvido e, em conjunto com um orientador, a elaboração, para tanto, de um plano de trabalho a ser seguido para a elaboração do projeto como um todo (incluindo a etapa prática de realização do trabalho até sua consecução). No caso de trabalhos de formatura em grupo - previsto nas diretrizes gerais do Projeto Pedagógico do curso - a finalidade é desenvolver em seus participantes habilidades que em trabalhos individuais não são possíveis de aprimoramento ou não são possíveis de evidência. Dentre essas habilidades destacam-se o gerenciamento de projetos, a divisão e cumprimento de tarefas, a participação coletiva, e outras que do engenheiro egresso são desejáveis pelo mercado de trabalho onde esse estará inserido.