OBJETIVOS

O conteúdo do curso dará ênfase ao exame da arquitetura moderna e contemporânea brasileira. Buscará apresentar a origem e o desenvolvimento das ideias, teorias e obras modernas realizadas no Brasil.

A visão panorâmica que se pretende oferecer buscará proporcionar aos alunos a compreensão dos processos de constituição da nossa arquitetura moderna e contemporânea, a caracterização dos ideários e práticas dessas realizações, bem como a interpretação dos significados e o alcance da arquitetura moderna e contemporânea. Através da compreensão crítica das obras analisadas buscar-se-á desenvolver a capacidade reflexiva dos alunos sobre as especificidades do fazer arquitetônico e urbanístico e estabelecer bases para um repertório crítico para a atividade de projeto e de leitura do espaço urbano tendo como referência a nossa realidade.

Integração com AUH 133 – Arquitetura e Cidade - Equipamentos Culturais na América Latina

Visando conciliar reflexões gerais e específicas, e ampliar as possibilidades de debate, a disciplina ocorrerá de forma integrada com a optativa do Prof. IVO GIROTO, oferecida no mesmo dia e horário. Aproximadamente dois terços das atividades serão compartilhadas (aulas expositivas, palestras e trabalhos), reservando-se algumas aulas de conteúdos específicos segundo os objetivos de cada disciplina.

 

METODOLOGIA

O curso será desenvolvido em aulas expositivas com debates em sala de aula e sessões de seminários desenvolvidos pelos alunos, organizados em equipes. Ao final deste programa se encontra a bibliografia geral. Durante as aulas serão apresentadas referências bibliográficas específicas para cada conteúdo. A bibliografia para os trabalhos finais será discutida em atendimentos.

 

AVALIAÇÃO

Análise comparativa de dois equipamentos culturais construídos na América Latina de 1980 em diante, preferencialmente em países diferentes. O trabalho será desenvolvido ao longo do semestre em grupo, em três etapas:

1.       Levantamento e elaboração de análise gráfica, iconográfica e textual das obras escolhidas de acordo com padrão de fichas da disciplina.

2.       Seminário de análise comparativa.

3.       Monografia com a análise comparativa.

A avaliação final resultará do cálculo:

 (Nota Fichas + Nota Seminário + Nota Monografia) / 3 = NOTA FINAL