O curso se realiza de maneira experimental, em modo remoto, com o compartilhamento de conteúdos e atividades de disciplinas de três programas de pós-graduação reconhecidos pela CAPES:

●        MDU – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco

●        PROPAR – Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

●        Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo são Estados que contribuíram de forma significativa para a composição do mosaico cultural, arquitetônico e urbano do Brasil. O conteúdo do curso versa sobre arquitetura e cidades moderna e contemporânea nesses âmbitos, com ênfase na apresentação e discussão da produção recente de edifícios, espaços urbanos, paisagens e cidades, e as interlocuções com a cultura de outras regiões do Brasil, da América Latina e mundial.

Com a cooperação entre pesquisadore(a)s baseado(a)s nos três Estados, o curso se volta à identificação, reconhecimento e compreensão dos fenômenos arquitetônicos e urbanos de por volta de meados do século XX até o presente, mediante a contribuição, experiência e olhares diversos do(a)s docentes, constituindo uma troca de conhecimentos, metodologias e práticas.

O(A)s pós-graduando(a)s que acompanham os programas envolvidos não são necessariamente, ou apenas, formado(a)s por gaúcho(a)s, paulistas e pernambucano(a)s. A conjugação da potencial diversidade territorial entre o(a)s participantes enseja e incentiva a presença proativa do corpo discente para constituir cenários de reconhecimento de paralelos, diferenças e transferências na cultura e produção da arquitetura, urbanismo e paisagismo no enfoque proposto.

O cotejamento de conhecimentos incentiva identificar a circulação de ideias, atitudes, leituras e releituras, muitas vezes segmentadas ou isoladas por focos locais e regionais. São premissas do curso:

●        Compartilhar sistematicamente o conhecimento docente e discente de distintos programas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo;

●        Integrar pesquisadore(a)s de diferentes partes do país;

●        Ensejar a produção de uma cartografia da arquitetura, urbanismo e paisagismo no Brasil superando as compartimentações regionais.