Geral:
Os alunos, no final do curso, deverão ser capazes de:
- identificar os diferentes índices psicometricos.
- distinguir as diferentes aplicações dos índices psicométricos na pesquisa e nos diversos domínios da Psicologia Aplicada.
- escolher um modelo psicométrico que se adapte melhor a um problema concreto.
- interpretar os resultados obtidos de maneira crítica, levando em consideração as restrições implicadas no modelo escolhido.
- identificar e conceituar os diversos elementos psicométrico inseridos em qualquer teste psicológico.
Específicos:
Da Unidade I
Os alunos deverão ser capazes de:
- identificar os vários critérios que caracterizam a medida Psicológica.
- distinguir as diversas posições teóricas sobre o desenvolvimento da metrologia nas ciências.
- identificar os problemas fundamentais inseridos nas medidas em Psicologia.
- caracterizar as tendências que deram origem e o desenvolvimento da Psicometria.
- caracterizar e diferenciar as contribuições de diversos autores no que diz respeito à Psicometria inspirada na metodologia dos testes mentais.
- caracterizar e diferenciar as contribuições de diversos autores no que diz respeito à Psicometria inspirada na Psicofísica.
Da Unidade II
Os alunos deverão ser capazes de:
- identificar a posição de S. S. Stevens sobre o problema da mensuraçäo nas ciências.
- compreender a afirmação de Pieron que “A matemática é uma invenção do homem e não uma descoberta.”
- identificar os elementos envolvidos na teoria clássica de medidas e que distinguem a operação de medir.
- discutir por escrito a posição de S. S. Stevens sobre a operação de medir.
- caracterizar a condição fundamental da medida em Psicologia.
- definir, exemplificar e identificar as operações admissíveis das diversas escalas (níveis de medida).
- identificar as diferenças principais entre diversos níveis de mensuração.
Da Unidade III
Os alunos deverão ser capazes de:
- identificar os elementos fundamentais que estão inseridos na definição de Anastasi de um Teste Psicológico.
- identificar os elementos fundamentais que estão inseridos na definição de Pichot.
- identificar e conceituar os diferentes elementos que caracterizam um teste: padronização, normalização, fidedignidade, sensibilidade ou capacidade discriminativa e validade.
- classificar e caracterizar os testes psicológicos, baseados nas colocações de Cronbach e Van Kolck.
Da Unidade IV
Os alunos deverão ser capazes de:
- caracterizar o que consiste uma população normativa e discutir o valor do resultado bruto obtido por um examinando num dado teste.
- identificar e conceituar os tipos de erros possíveis de serem cometidos na escolha de uma amostra.
- deduzir matematicamente e interpretar a formula matemática utilizada para correção das notas obtidas através de testes compostos de itens com alternativas de múltiplas escolha.
- utilizar e interpretar em dados concretos de testes, as diferentes escalas de medidas padronizadas.
- enumerar as vantagens e desvantagens dos decis em relação à nota reduzida \"z\".
- deduzir e mostrar a redução de uma nota \"z\" à uma transformação linear.
Da Unidade V
Os alunos deverão ser capazes de:
- conceituar os diferentes coeficientes de fidedignidade e utilizá-los em dados concretos de um teste e em exercícios práticos.
- distinguir e caracterizar a importância dos diferentes coeficientes de fidedignidade e validade na escolha de um teste para futura aplicação.
Da Unidade VI
Os alunos deverão ser capazes de:
- conceituar os diferentes tipos de validade.
- descrever a importância dos critérios referentes à estimulação da validade de um teste.
- diferenciar e utilizar as diferentes formulas de correção de validade.
Da Unidade VII
Os alunos deverão ser capazes de:
- interpretar e analisar o modelo proposto para análise das perdas e benefícios da seleção.
- interpretar o modelo matemático proposto por Faverge sobre o efeito da razão de seleção sobre a validade.
Da Unidade VIII
Os alunos deverão ser capazes de:
- interpretar e utilizar o coeficiente de correlação múltipla.
- compreender a finalidade da regressão múltipla linear.
Da Unidade IX
Os alunos deverão ser capazes de:
- caracterizar os elementos referentes à análise dos itens contidos num teste psicológico, tais como: variância, desvio padrão, fidedignidade e validade.
- descrever por escrito alguns princípios gerais utilizados na seleção de itens de um teste.
- Docente: Cesar Alexis Galera
- Docente: Sergio Sheiji Fukusima