OBJETIVOS

Partindo de uma visão global da importância do corpo e dos movimentos para os seres humanos e para a vida coletiva na contemporaneidade, estudaremos: o corpo humano, seus movimentos e seus aspectos funcionais a partir de conceitos que se aplicam à atuação em terapia ocupacional; enfocaremos com maior especificidade as características anatomo-fisiológicas específicas da motricidade em seus fundamentos biomecânicos e as bases neurais para a realização do movimento.

 

CONTEÚDO

I.               Unidade I – Introdução. Instauração de um campo problemático para a apresentação e articulação de elementos conceituais relacionados ao corpo e suas implicações nas atividades humanas na contemporaneidade. Perspectivas biológicas e compreensões iniciais relacionadas ao corpo, ao movimento e a sua importância para a vida contemporânea; aspectos da coordenação psicomotora do homem; e da construção da imagem corporal. Aproximações para pensar a relação com o corpo na atuação do terapeuta ocupacional.

 

II.              Unidade II – Características biomecânicas dos materiais biológicos: tecido ósseo, músculo e tecidos articulares; cinesiologia e biomecânica dos complexos articulares de membro superior, inferior e coluna vertebral; análise cinesiológica de movimentos no cotidiano. Para esta unidade serão desenvolvidas noções básicas de biomecânica; cadeias e segmentos musculares; postura, e marcha; análise dos movimentos em determinadas ações humanas e em suas funções.

 

III.             Unidade III – As bases neurais da organização do movimento humano; princípios que regem o controle da motricidade nos diferentes níveis de comando com a finalidade de compreender os seus efeitos sobre o sistema músculo-esquelético; estudo das funções do sistema nervoso central e periférico e de sua integração na realização e controle motor a partir de diferentes modelos teóricos para o movimento.