Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
- Conhecer e distinguir os conceitos de minoria, preconceito, discriminação e racismo
- Identificar (dar visibilidade a) práticas cotidianas que envolvem preconceito e discriminação, o racismo institucional e o racismo estrutural
- Correlacionar a discriminação racial com o processo saúde-doença-cuidado
- Debater o papel da branquitude no combate ao racismo
- Identificar (dar visibilidade a) práticas cotidianas que envolvem preconceito e discriminação, o racismo institucional e o racismo estrutural
- Correlacionar a discriminação racial com o processo saúde-doença-cuidado
- Debater o papel da branquitude no combate ao racismo
Integrar os conhecimentos sobre as relações dinâmicas entre o agente etiológico, hospedeiro humano e meio ambiente, no que diz respeito às moléstias transmissíveis, colocar os estudantes em contato com a realidade médica brasileira, reconhecendo o papel social do médico no sistema de saúde, e instrumentalizar os alunos para que possam planejar e aplicar adequadamente estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento. A integração desses conhecimentos ocorre majoritariamente de maneira prática, alicerçada na discussão do diagnóstico diferencial das principais síndromes clínicas infecciosas, e no contato e acompanhamento dos pacientes hospitalizados e ambulatoriais com doenças infecciosas. Busca-se neste momento abordar a história natural das moléstias, a distribuição de cada uma na população, suas manifestações clínicas e as formas de manejo dos processos de saúde/doença/cuidado. São abordados ainda os sistemas de informação em saúde, indicadores epidemiológicos e métodos de investigação de surtos e epidemias.
- Docente: Ana Marli Christovam Sartori
- Docente: Expedito Jose de Albuquerque Luna
- Docente: Maria Cassia Jacintho Mendes Correa
- Docente: maria ines b nemes
- Docente: Nelson da Cruz Gouveia
- Docente: Silvia Figueiredo Costa
- Docente: Valdir Sabbaga Amato
- Conhecer e distinguir os conceitos de minoria, preconceito, discriminação e racismo
- Identificar (dar visibilidade a) práticas cotidianas que envolvem preconceito e discriminação, o racismo institucional e o racismo estrutural
- Correlacionar a discriminação racial com o processo saúde-doença-cuidado
- Debater o papel da branquitude no combate ao racismo
- Identificar (dar visibilidade a) práticas cotidianas que envolvem preconceito e discriminação, o racismo institucional e o racismo estrutural
- Correlacionar a discriminação racial com o processo saúde-doença-cuidado
- Debater o papel da branquitude no combate ao racismo
O Bacharel em Saúde Pública atua diretamente nas várias áreas de planejamento, organização e gerenciamento de instituições voltadas para a Saúde, tanto públicas, quanto privadas. A formação desse especialista em Saúde Pública deve permitir que ele atue em áreas como epidemiologia, nutrição, saneamento ambiental, sustentabilidade, condições sociais e de saúde, política e gestão em saúde, gerenciamento de recursos humanos, justiça social e ética, sistemas e instituições internacionais de saúde, entre outros.
A pandemia causada pelo novo coronavírus em 2020 ilustra muito bem o quanto este bacharel em Saúde Pública precisa ter conhecimentos básicos, porém sólidos de imunologia e de biologia molecular para que possa compreender e auxiliar na elaboração de políticas públicas voltadas, por exemplo, à testagem em massa de populações para o novo coronavírus. Nesse contexto, é preciso que o bacharel em Saúde Pública saiba qual a diferença entre RT-PCR, testes rápidos imunocromatográficos e testes sorológicos e moleculares, e ainda em que momentos da infecção eles devem ser utilizados, qual a sensibilidade, especificidade, valores preditivos positivo e negativo e eficiência das técnicas, além de conhecer o custo de cada uma dessas metodologias e facilidades. A antiga proposta foi modificada para poder contemplar as necessidades dos alunos de graduação em Saúde Pública no contexto atual e entendimento de como enfrentar os agravos mais comuns em nosso meio.
- Docente: Jorge Casseb
- Docente: Thelma Suely Okay
Competências
Neste módulo o aluno deve ser capacitado a:
1.Reconhecer a importância da investigação científica para a prática e decisão médica;
2.Reconhecer a importância dos estudos clínicos e epidemiológicos para o exercício da medicina baseada em evidências;
3.Interpretar estudos de maneira crítica incluindo análise de métodos quantitativos e epidemiológicos
Habilidades
1. Noções de elaboração de um projeto de pesquisa
2. Noções de métodos quantitativos e epidemiológicos e sua aplicação em medicina
3. Noções de ética em pesquisa
4. Bases da avaliação crítica dos possíveis desfechos
5. Bases de interpretação de estudos clínicos e epidemiológicos
- Docente: Koichi Sameshima
- Docente: Marcos Amaku
- Docente: Raymundo Soares de Azevedo Neto