Relevância de sua disciplina para a formação do profissional
A Genética, por conta de uma simples aplicação do simples teste do Qui-quadrado para comprovação da segregação característica do que veio a ser conhecido como a primeira lei de Mendel, se viu parceira da Estatística de forma mais evidente, ou pelo menos mais famosa, que outras especialidades biológicas.
O surgimento da Informática, compreensivelmente mais ligada às disciplinas Exatas, ao se aproximar da Biologia, encontrou a Genética como velha parceira da Estatística e por aí fez seus primeiros caminhos dentro da Biologia que hoje é perpassada por ela em todos os seus campos.
Além disso, o crescimento inicial da Informática coincidiu com a enorme expansão da Genética Molecular com sua massiva produção de dados, especialmente pelo sequenciamento parcial ou total de genomas individuais, cuja análise é possível apenas com as técnicas da Informática que, apesar de imprescindíveis, não são suficientes para sua completa interpretação.
Até há pouco tempo, a subárea Genética de Populações, hoje melhor designada Epidemiologia Genética, se baseava em pouco mais que uma centena de marcadores genéticos polimórficos; hoje, são milhões, cuja distribuição e frequência ao longo de gerações e nações e sua associação com condições multifatoriais, inclusive quadros clínicos complexos, só é possível por profissionais capazes de atuar nas duas áreas, da Bioinformática e da Genética.
Em conclusão, a análise da massiva produção de dados, baseada na produção da Genética Molecular cria um campo específico (pode-se dizer até subespecialidade) que deve ser apresentado aos alunos desse curso como uma das várias especializações possíveis. Além disso, há conceitos da Genética Geral que, independente da aplicabilidade imediata, são melhor entendidos sob o tema proposto para este curso.
Critérios de avaliação
Estão programadas das duas AVALIAÇÕES para avaliar a fixação de conceitos, cuja média terá peso 4.
Na parte final de cada aula serão aplicados QUESTIONÁRIOS diretos sobre o assunto correspondente. Terá finalidade dupla: registrar a presença e atribuir uma nota à participação do aluno. A média das notas de participação terá peso 4. OBS.: A faltas registradas não serão abonadas. Entretanto, será feita uma tentativa de disponibilizar as aulas gravadas em horários predeterminados com novos questionários e assim oferecer uma chance de substituir uma ou mais notas insuficientes.
RELATÓRIOS de estudo dirigido – peso 2. Ao longo serão distribuídos temas para apresentação em discussão em grupo ou seminários. Os responsáveis deverão entregar texto resumo para avaliação.
- Docente: AGUINALDO LUIZ SIMOES
- Docente: David de Jong