A disciplina “Projeto Integrado de Estágio em Gestão e de Política e Organização da Educação” (PIEG) passa a integrar a nova estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia com o caráter de abarcar as dimensões práticas das disciplinas teóricas POEB I, POEB II e Coordenação do Trabalho na Escola I sob a responsabilidade do EDA. Tem por finalidade abordar as dimensões práticas que envolvem os conteúdos destas disciplinas no que diz respeito à política, à organização, à legislação e ao funcionamento da educação básica na realidade escolar brasileira, bem como outros espaços educativos existentes na sociedade atual, procurando levar o aluno a perceber melhor, por meio da vivência de estágio e da reflexão acerca dos fenômenos observados e dos temas tratados na instituição escolar e em outros espaços educativos, compreendendo sua função social, sua autonomia e gestão democrática, com a caracterização dos sujeitos, dos espaços e das relações que são estabelecidas em seu interior. Acrescente-se a isso que as observações e análises estão sendo realizadas num momento em que tanto a universidade como as escolas e outros espaços educativos estão sofrendo os efeitos da pandemia e da necessidade do isolamento social. Portanto, as atividades serão feitas de modo remoto.
Objetivos (embora eles estejam voltados para períodos escolares
“normais”, todos os objetivos deverão ser trabalhados na perspectiva da
pandemia e na condição possível de acesso remoto ao tratar das questões de estágio
de gestão e política e organização da educação): Perceber na
prática os mecanismos acerca da gestão democrática da escola (em tempos de
pandemia); Entender a escola
em função de seu projeto pedagógico (em tempos de pandemia); Tomar conhecimento
de legislação pertinente e das diretrizes que norteiam a atividade escolar no
sistema público e verificar a sua implantação local (também aquela elaborada
em tempos de pandemia); Discutir problemas
reais existentes na escola pública atual (em tempos de pandemia); Obter informações
acerca de experiências positivas de projetos político-pedagógicos alternativos
e de projetos próprios das escolas (em tempos de pandemia); Tomar conhecimento
e vivenciar diferentes espaços educativos existentes na sociedade (em tempos
de pandemia); Proporcionar ao licenciando condições para a compreensão da política,
da organização, da legislação e do funcionamento da educação básica, como
elemento de reflexão sobre a realidade escolar brasileira (em tempos de pandemia).
- Docente: Rubens Barbosa de Camargo