Relato Integrado e Sustentabilidade (em tempos de pandemia - 90% assíncrona)

Esta disciplina é uma contribuição ao debate sobre mudanças e necessidades de se aprimorar o processo de comunicação corporativa, que culminou na proposição do Relato Integrado por uma comissão internacional denominada International Integrated Reporting (IIRC), liderada por Sua Alteza o Príncipe de Gales e por Mervyn E. King, advogado especialista em governança corporativa e ex-juiz do Supremo Tribunal da África do Sul.

O relato integrado é um processo de harmonização e de convergência dos sistemas de gestão e de comunicação corporativa que se baseia em um modelo de negócios  que contempla os desafios do desenvolvimento sustentável. Este novo padrão pressupõe que os valores não tangíveis ou goodwill representam a maior parcela no valor de uma companhia e no equilíbrio de seus fluxos de caixa futuros.

O objetivo principal é estudar a norma internacional em vigor desde 2013 e explorar os conhecimentos e experiências dos alunos em torno dos conceitos de sustentabilidade nas dimensões econômico-social-ambiental-governança. Com isso, espera-se que os participantes tornem-se agentes de mudanças mentais e culturais nas organizações e aproveitem as novas janelas de negócios.