A missão do programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Controladoria é “formar docentes e pesquisadores capazes de contribuir fortemente para o contínuo aperfeiçoamento da qualidade de vida da sociedade brasileira e a competitividade de seus agentes econômicos, através da produção e disseminação de conhecimentos nas áreas específicas de Controladoria e Contabilidade.” Seu papel na formação de docentes e pesquisadores é enfatizado pelo fato de ter sido até 2008 o único programa de doutorado em Contabilidade no Brasil. Titulou, até agosto de 2020, de 940 mestres e doutores, sendo 349 doutores e de 591 mestres, com 303 mulheres e 637 homens. Consciente de seu papel pioneiro manteve um programa de Mestrado voltado especificamente para a formação de professores e professoras de universidades públicas que se dividia em um período de nivelamento, com provas finais para ingresso efetivo no programa, e o programa original. Esse programa formou 65 mestres, em suas cinco turmas.
A importância da disciplina de Docência do Ensino Superior pode ser entendida no contexto do papel formador e pioneiro que o programa tem desempenhado desde a criação do Programa de Mestrado em Contabilidade em 1970 e do  programa de Doutorado em 1978.
Em 2003 foi iniciado um projeto de reestruturação da disciplina de Metodologia do Ensino da Contabilidade e buscado o apoio da professora Myriam Krasilchik, da Faculdade de Educação, para se oferecer uma disciplina que trouxesse aos mestrandos e doutorandos a base conceitual para a docência de ensino superior em Contabilidade.
A disciplina foi ministrada no segundo semestre de 2003 pela professora Myriam, com minha assistência, para 18 alunos. Dando continuidade à reestruturação, em 2004, a disciplina foi novamente oferecida, agora sob a minha responsabilidade, com a participação da professora Myriam em momentos especiais. Contou com a participação de 22 alunos. Desde então, foram formadas 15 turmas da disciplina.