Esta disciplina visa apresentar os principais conceitos da Teoria Microeconômica para estudantes do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCC). Espera-se que a disciplina combine o rigor analítico necessário ao aprendizado da microeconomia com temas relevantes às linhas de pesquisa do Programa.

O tópico inicial apresenta os principais fundamentos da ciência econômica e aspectos da relação entre economia e contabilidade. A seguir são abordados os conceitos microeconômicos necessários ao entendimento dos mercados. Posteriormente são estudados os tópicos referentes ao processo de tomada de decisão individual, por meio da teoria do consumidor. A seguir, na parte de teoria da firma, estuda-se como tecnologia e custos são tratados pela teoria econômica e como esta se relaciona com a contabilidade. Esse conhecimento é fundamental para a compreensão do comportamento e dos resultados das empresas nas diversas estruturas de mercado (concorrência perfeita, monopólio, oligopólio, concorrência monopolista). Como parte essencial ao entendimento do comportamento estratégico dos agentes econômicos também são estudados os conceitos fundamentais de teoria dos jogos. A seguir estudam-se a teoria da agência e as falhas de mercado, com ênfase para a informação assimétrica. O conhecimento acumulado fornece a base para o estudo do tópico de regulação e padrões contábeis. O último tópico trata de temas diversos, como fair value, incentivos, aposentadorias, educação e previdência.

Os conceitos teóricos da disciplina são expostos com base nos livros-texto indicados na bibliografia do curso. Adicionalmente, serão utilizados papers que contenham aplicações desses conceitos à contabilidade. A escolha destes artigos é feita em consonância com as linhas de pesquisa do PPGCC. Espera-se que o(a) aluno(a) tenha o contato com o ferramental microeconômico básico e possa empregá-lo como arcabouço para a leitura e elaboração de trabalhos acadêmicos.