Gerais: • Discutir a profissão e a inserção do arquiteto na sociedade, destacando a produção do projeto arquitetônico. Específicos: • Aprofundar o conhecimento sobre a prática profissional do arquiteto e suas relações com a produção do projeto e do espaço construído. • Discutir o trabalho do arquiteto enquanto uma atividade freqüentemente marcada pela noção de métier e pela sua antítese, a noção de mercado. • Estudar a intrusão da \"lógica comercial\" na produção do projeto arquitetônico a qual se desenvolve tendo o mercado como referência. • Discutir o mercado de trabalho do arquiteto e sua produção em múltiplas dimensões: utopia, arte, mercadoria. • Estudar as contradições, presentes no processo de produção do projeto arquitetônico, relacionadas ao mercado, como a competitividade num contexto da globalização; as formas e importância que o marketing assume no trabalho do arquiteto; a compreensão por parte do profissional arquiteto de sua produção enquanto negócio, geradora de lucro e da apropriação do trabalho de outros profissionais e trabalhadores. • Discutir a relação do arquiteto com o cliente em suas diferentes dimensões e nas mais diversas formas; ora como mecenas, ora como usuário que o arquiteto tem a missão de \"educar\", ora como usuário a ser atendido, respeitado, interpretado pelo profissional arquiteto, ora como consumidor necessário à realização do projeto. • Questionar os modos de atuação do arquiteto na atualidade. Em que situações preserva seu caráter de autonomia do profissional liberal e em que medida ainda mantém sua relevância como vetor de qualificação cultural e social? • Discutir como os arquitetos se organizam em equipes e especialidades e que tipo de impactos isto traz para a produção arquitetônica.