Créditos aula: 5



Carga-horária total: 75 horas



Objetivos: O aluno deverá ser capaz de: 1. Conhecer as implicações do crescimento e desenvolvimento do crânio e da face no desenvolvimento da oclusão normal e das maloclusões; 2. Prever e diagnosticar maloclusões incipientes; 3. Construir aparelhos ortodônticos preventivos e de interceptação, após treinamento em laboratório; 4. Reconhecer, classificar e distinguir maloclusões que requerem diagnóstico e tratamento especializados das que necessitam tratamento preventivo e/ou de interceptação; 5. Compreender o campo da Ortodontia como especialidade odontológica.


Docente responsável: Maria Bernadete Sasso Stuani


Programa resumido: Aplicar ao estudo da Ortodontia, os conhecimentos adquiridos nas ciências básicas, juntamente com aqueles do próprio campo ortodôntico, de tal modo que o aluno possa ter conhecimentos necessários para diagnosticar as condições que possam afetar o desenvolvimento normal da dentição de seus pacientes.

Programa:

PROGRAMA TEÓRICO: Serão abordados os seguintes assuntos básicos e de aplicação clínica na área de Ortodontia Preventiva I. 1. Crescimento e desenvolvimento facial; 2. Crescimento e desenvolvimento da maxila; 3. Crescimento e desenvolvimento da mandíbula 4. Desenvolvimento da dentição decídua; 5. Desenvolvimento da dentição mista; 6. Nomenclatura em Ortodontia; 7. Classificação das maloclusões; 8. Etiologia das maloclusões: fatores extrínsecos e intrínsecos; 9. Hábitos bucais; 10. Manutenção de espaço; 11. Recuperação de espaço; 12. Mordida cruzada anterior; 13. Mordida cruzada posterior; 14. Diastema interincisal;

PROGRAMA PRÁTICO (Laboratório): Consistirá de aulas práticas de laboratório com o objetivo de proporcionar ao aluno habilidade necessária para o manuseio do material e instrumental ortodôntico e ensiná-lo a construir, em modelos de gesso, aparelhos ortodônticos preventivos e de interceptação. 1. Confecção de grampos de retenção: circunferencial, Adams, e interproximal; 2. Confecção de arco labial e arco lingual com apoio oclusal; 3. Mantenedor de espaço removível funcional; 4. Aparelho superior removível com mola em “S” ou helicoidal dupla para descruzamento de mordida cruzada anterior; 5. Aparelho superior removível com grade vertical para interceptação de hábitos de interposição da língua e/ou polegar; 6. Aparelho inferior removível para recuperação de espaço; 7. Aparelho superior removível para expansão da maxila, com parafuso expansor.


Avaliação:

MÉTODO: 1. Aulas teóricas, audiovisuais, no final das quais serão fornecidos roteiros para orientação de estudo;
2. Aulas práticas de laboratório onde os alunos aprendem o manuseio do material e instrumental ortodôntico; confecção, em modelos de gesso, de aparelhos ortodônticos preventivos e de interceptação.

CRITÉRIO:

*Avaliação Prática:
- Avaliação dos aparelhos confeccionados no semestre e entregues pelo aluno na data agendada, totalizando 10 pontos - PESO 1. O aparelho que for entregue em data diferente daquela previamente estabelecida não dará direito ao aluno aos pontos destinado à esta avaliação;
- Uma prova prática no valor de 10 pontos - PESO 4;
- Nota Prática: obtida com a soma das duas avaliações anteriores, sendo o resultado obtido dividido por 5(cinco).
*Avaliação Teórica:
- 2(duas) provas teóricas com valor de 10 pontos cada. A 1a prova terá PESO 2 e a 2a prova terá PESO 3.
- Nota teórica: obtida com a soma das duas avaliações anteriores, sendo o resultado obtido dividido por 5(cinco).
*Nota Final:
- média geométrica obtida entre a avaliação prática e a teórica.

NORMAS DE RECUPERAÇÃO:

Ao aluno que não obtiver a nota mínima para aprovação (5,0) será dada nova chance, tanto na teórica, quanto na prática. Será aprovado o graduando que obtiver nota superior a cinco. Independente do valor obtido, desde que seja superior a cinco, a nota final de recuperação será igual a 5 (cinco). Este critério é válido tanto para a teórica, quanto para a prática.


Bibliografia:

- Almeida MAO, Quintão CCAQ, Capelli Jr J. Ortodontia Fundamentos e Aplicações Clinicas, Guanabara Koogan, 2008.

- Almeida, RR. Ortodontia Preventiva e Interceptora: Mito ou Realidade? DentalPress, 2013.

- Assed, S. Odontopediatria: bases para a prática clínica, Artes Médicas, 2005.

- Avery JA, McDonald DR, Dean RE. Odontopediatria para crianças e adolescentes. 9a Ed, Elsevier, 2011.

- Bishara SE. Ortodontia, Ed. Livraria Santos, 2004.

- Da Silva LAB. Tratado de Odontopediatría. Tomo 2, Ed. Amolca, Segunda Edición, 2018.

- Enlow DH, Hans MG. Crescimento Facial. 2a Ed., Santos, 2012.

- Graber LW, Vanarsdall Jr RL, Vig KWL, Huang GJ. Orthodontics – Current Principles and Techniques, 6th Edition, Mosby, 2017.

- Janson G, Garib DG, Pinzan A, Henriques JFC, Freitas MR. Introdução à Ortodontia. Artes Médicas, 2013.

- Moyers RE. Handbook of Orthodontics. 4a Ed, Chicago, Year Book Medical Publishers Incorporated, 1988.

- Mucha JN. Grampos e Placas Ortodônticas: introdução à técnica básica de laboratório. Guanabara Koogan, 1997.

- Proffitt W, Fields H. Contemporary Orthodontics. 5a Ed, Mosby 2013.

PERIÓDICOS

1. American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics.

2. The Angle Orthodontics.

3. The Journal Clinics of Orthodontics.

4. European Journal of Orthodontics

5. Revista Clínica de Ortodontia Dental Press