Materiais Dentários e Prótese
Ajuda com Pesquisar cursos
A disciplina tem como objetivo possibilitar ao aluno conhecer a área de prótese buco-maxilo-facial e capacitá-lo para orientar e informar os indivíduos que necessitam de reabilitações protéticas na região de cabeça e pescoço quanto as possibilidades de tratamento. Entretanto, fica estabelecido que o propósito da disciplina não é o da formação de especialista.
Objetivo Geral: Introduzir o aluno de pós-graduação no conhecimento dos novos Materiais Odontológicos e conscientiza-lo da importância do conhecimento de suas propriedades, incentivando o desenvolvimento de uma consciência crítica em relação às recentes pesquisas na área e em relação aos novos materiais para sua utilização racional. Objetivos Específicos: Ao final do curso o aluno deverá estar apto a: conhecer os novos materiais odontológicos em uso; reconhecer as propriedades e as relações diretas na utilização de cada material; estabelecer as indicações e contra-indicações dos diversos materiais odontológicos, bem como suas vantagens e desvantagens; compreender as diferenças fundamentais entre as diversas classes de materiais odontológicos.
Capacitar o aluno a correlacionar os princípios físico-químicos e mecânicos dos materiais odontológicos ao funcionamento biomecânico do meio bucal natural ou reabilitado.
Capacitar o aluno a identificar, indicar e manipular os diferentes materiais odontológicos empregados no tratamento reabilitador fundamentados em suas propriedades físico-químicas e mecânicas.
Capacitar os alunos de graduação a examinar, diagnosticar, planejar e executar o tratamento do paciente parcialmente desdentado com Prótese Parcial Removível.
Capacitar o aluno, nesta etapa pré-clínica, a identificar, manipular, caracterizar e indicar os diferentes materiais odontológicos de uso direto, de acordo com suas propriedades físico-químicas, mecânicas e biológicas.
A disciplina tem como objetivo capacitar os acadêmicos a identificar todos os procedimentos clínicos e laboratoriais envolvidos na elaboração de uma Prótese Total Convencional e a desenvolver os procedimentos laboratoriais relacionados à sua confecção.
A disciplina tem como objetivo capacitar os acadêmicos a identificar e desenvolver todos os procedimentos clínicos e laboratoriais envolvidos na confecção de Próteses Totais Convencionais complexas, utilizando técnicas alternativas.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP