Objetivo geral

Introdução ao universo de gestão industrial de empreendimentos alimentares, considerando e explorando a interface entre tecnologia de processamento e Planejamento e Controle da Produção (PCP) com as demais áreas funcionais de uma organização, em especial Gente, Marketing e Viabilidade de Projetos (Econômica-Social-Ambiental). Sob esse propósito maior, a disciplina procura ainda contribuir com a formação de Engenheiros Cidadãos, a partir da exposição dos discentes aos contemporâneos paradigmas que marcam a gestão industrial de empreendimentos alimentares, a exemplo de Sustentabilidade, Responsabilidade Social Corporativa e de Negócios de Impacto Social.


Objetivos específicos

Expor os discentes às abordagens de Gestão de Gente, PCP, Marketing, Viabilidade de projetos. Potencializar esta inicialização valendo-se da Extensão como ferramenta de ensino. Discutir premissa de Economia criativa e familiarizar discentes com relação à Ciclo PDCA, Design Thinking e Análise e Mensuração de Impactos do planejamento e condução de propostas de Responsabilidade Social junto à comunidade.


Programa Resumido

Identidade contemporânea do alimento processado e novos paradigmas de gestão industrial. Marketing. Comportamento do consumidor e o novo consumidor de alimentos. Decisões de marketing mix em indústrias de alimentos. Administração de operações em organizações: aplicação às indústrias de alimentos. Planejamento agregado da produção. Plano mestre de produção. Controle de estoques. Programação de projetos.