Objetivo do curso: Esta disciplina visa oferecer instrumental prático e teórico na área da Sociologia, que constitui um campo de estudo essencial para a formação do aluno do Curso de Gestão de Políticas Públicas enquanto elemento integrador e transversal às disciplinas obrigatórias. A partir do enfoque sociológico, pretende-se também explorar os diversos temas das políticas públicas e sociais, suas tendências e limitações.

Metodologia: participação nas aulas expositivas e apresentação de seminário, avaliação individual

Avaliação: Provas e apresentação em grupo, um seminário. Na apresentação em sala, cada aluno poderá obter até 0,5 ponto pela apresentação individual. O grupo deverá entregar um trabalho escrito sobre o tema apresentado, que valerá 0,5 ponto – perfazendo um total de um ponto. A participação na disciplina será medida por presença em sala de aula, participação nas atividades e discussões e leituras de textos.
(i) assiduidade e participação nas aulas, entrega de resenha crítica com as principais ideias do autor da leitura obrigatória – entregue no dia da aula. - peso de  20% (mínimo de 08 resenhas)
(ii) realização do seminário - peso de 10%;
(iii) realização da prova individual discursiva e/ou trabalho de conclusão –peso de 70%
O/A estudante que obtiver zero falta terá acrescido um (1,0) um ponto na nota  final.
os objetivos gerais e específicos da disciplina.