Objetivo:

Reconhecer a importância da educação em saúde no processo de transformação social; propor e executar uma atividade de educação em saúde.

Justificativa:

Educação em saúde é, segundo a Organização Mundial de Saúde, "uma combinação de experiências de aprendizagem projetadas para ajudar indivíduos e comunidades a melhorar sua saúde, aumentando seus conhecimentos ou influenciando suas atitudes". É papel da Universidade Pública gerar e transferir conhecimento à sociedade e os alunos de pós-graduação podem ter um papel importante neste processo. Atualmente o conhecimento circula por diversas tecnologias como textos, ferramentas digitais e mídias sociais e, não raro, uma combinação delas e, portanto, a Universidade deve atualizar as formas de comunicação com a sociedade. Muitos pós-graduandos cresceram já na era digital e podem colaborar na proposição de metodologias adequadas à nova era, enquanto aprimoram o conhecimento e exercitam a cidadania.

Conteúdo:

Conceitos, importância, princípios e objetivos da Educação em saúde; Teorias Pedagógicas; Compromisso do profissional com a sociedade; Planejamento de uma atividade de educação em saúde: diagnóstico das necessidades educativas; definição dos objetivos e público-alvo; seleção de conteúdo; seleção de métodos/técnicas; recursos instrucionais; aplicação; avaliação. 
As aulas serão em forma de discussão e atividades práticas. Os meios instrucionais utilizados serão adaptados a cada tema, sendo os mais utilizados: datashow, computador, textos, internet entre outros. Os alunos deverão desenvolver e aplicar uma atividade educativa em saúde.

Bibliografia:

World Health Organization; Regional Office for the Eastern Mediterranean. Health education: theoretical concepts, effective strategies and core competencies: a foundation document to guide capacity development of health educators, 2012. Disponível em: http://www.who.int/iris/handle/10665/119953. 
Rogério Dias Renovato; Maria Helena Salgado Bagnato. Da educação sanitária para a educação em saúde (1980-1992): discursos e práticas. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2012 jan/mar;14(1):77-85. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/v14/n1/v14n1a09.htm. 
Ministério da Saúde. Fundação Nacional da Saúde. Educação em saúde: diretrizes. 2007, 70p. Disponível em: http://www.funasa.gov.br/site/wp-content/files_mf/dir_ed_sau.pdf 
Diretrizes internacionais da Organização Mundial de Saúde Animal; Organização Mundial de Saúde; Codex Alimentarius sobre os temas em desenvolvimento. 
Legislações e orientações do Ministério da Saúde; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sobre os temas em desenvolvimento. 
Outras fontes conforme os temas em desenvolvimento.

Avaliação:

Será sistemática e contínua, considerando a participação do estudante nas discussões e no desenvolvimento, apresentação e aplicação de uma atividade de educação.