Ementa: A nova ordem mundial exige uma explicitação dos processos de sua constituição e das relações econômicas, de poder, culturais e políticas que se estabelecem bem como os conflitos e articulações dele engendradas, que articulam diversas escalas geográficas, promovendo ao geógrafo (bacharelado e licenciatura) a compreensão do mundo atual. Justificativa- O entendimento da realidade brasileira só pode ser dado pela articulação com outras escalas geográficas, e isso ocorre desde a nossa colonização, daí a compreensão da regionalização mundial hoje. I OBJETIVOS 1. Discutir o processo de regionalização do espaço mundial segundo as articulações históricas que o determinam. 2. Fornecer subsídios para a compreensão do atual caráter universal da sociedade e do espaço para a formação básica do geógrafo (bacharelado e licenciatura).

conteúdo

1. Região e regionalização 2. A divisão regional mundial e suas articulações históricas no processo de reprodução do mundo capitalista 2.1 A hegemonia Inglesa, americana e a bipolaridade do pós guerra 2.2 A divisão regional pós anos 80 do século XX 2.3A divisão regional e a nova globalização- novas alianças e conflitos espaciais na escala mundial. Novas escalas – a questão das redes 3. A questão regional e o ensino III MÉTODOS UTILIZADOS Aulas teóricas com discussão dialogada, seminários Recursos Áudio visuais, de informática , entre outros. IV ATIVIDADES DISCENTES Leituras programadas , participação em seminários e debates, elaboração de atividades didáticas com uso de TICs para o ensino básico. V CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Atividades avaliativas e didáticas

Data....... Conteúdo Bibliografia básica 02.3 Apresentação do programa/ Introdução a questão regional no pensamento geográfico Lencioni, Sandra. Região e geografia. S. Paulo: Edusp,1999. 9.3 A questão regional Região e regionalização Padovesi, F. A cartografia no ensino: os desafios do mapa da globalização in RDG, 2014, p. 141-154 disponível em http://www.revistas.usp.br/rdg/article/view/85551/88340 acesso em 02 de fevereiro de 2018. Lencioni, Sandra. Região e geografia. a noção de região no pensamento geográfico in CARLOS, A.F.A. (org). Novos caminhos da geografia, São Paulo : Contexto , 1999, pp. 187-205. Complementar- Lencioni, Sandra. Região e geografia. S. Paulo: Edusp,1999. 16.3 A questão regional Região e regionalização HAESBAERT, Rogério. Região, regionalização e regionalidade: questões contemporâneas in Antares, n. 3, Rio de Janeiro, 2010, pp 2-24 GOLDEINSTEIN, L. e SEABRA, M. Divisão Internacional do trabalho e a nova regionalização in Revista do Departamento, 1, São Paulo: FFLCH, 1982, até 27. 23.03 Atividade avaliativa 06.4 A hegemonia americana Harvey, D.O novo imperialismo, São Paulo: Loyola,2004, cap. Como o poder norteamericano se expandiu. Pp. 31 a 76 ComplementarCastro, Therezinha de. Do infante a Tordesilhas- sistemática Geopolítica in Revista Do Instituto Geográfico histórico militar do Brasil, n. 81, 1995. Frank, A. G. Acumulação dependente e subdesenvolvimento,São Paulo: Brasiliense, 1980, pp. 21 a 46 13.04 A hegemonia americana e a bipolaridade do pós guerra Harvey, D. Condição pós-moderna, São Paulo: Loyola, 1992, parte II- A transformação político-econômica do capitalismo do final do séc. XX o fordismo e do fordismo à acumulação flexível, 115 a 184. 20.4 Divisão regional pós anos 80 Harvey, D. O enigma do capital e as crises do capitalismo.Lisboa: Bizancio, 2011, cap. 6- A geografia de tudo isso, 157-201 27.04. atividade avaliativa 04.05 A divisão regional e a globalizaçãonovas alianças e conflitos espaciais na escala mundial Huntington, S. P. Choque de civilizações? In Política Externa , vol 2 n. 4, 2004 . SAVIO, R. Quem aposta no Choque de Civilizações inhttp://justificando.cartacapital.com.br/2016/06/15/quem-aposta-no-choque-decivilizacoes/ acesso em 16 jan/2017. 11.05 A divisão regional e Harvey, D. O enigma do capital e as crises do capitalismo.Lisboa: Bizancio, 2011. a globalizaçãonovas alianças e conflitos espaciais na escala mundial Cap-8- Que fazer ? Quem o fará? - posfácio Santos, M. Por uma outra globalização, 12 ed. Rio de Janeiro: Record, 2005 , Itens 29 e 30 18.05 Atividade avaliativa 25.05 A questão regional e o cotidianoBruns , Barbara e Luque, Javier. Professores Excelentes Como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe. Washington, D.C.: GRUPO BANCO MUNDIAL, 2014. Até pg 53 08.06 A questão regional e o ensinoBNCC- GEOGRAFIA- disponível no apoio didáticohttp://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf Acessado em 08 de janeiro de 2018. Ler introdução (até 22) e A área de ciências humanas e geografia (351-394) Complementar SÃO PAULO (ESTADO). Curriculo do Estado de São Paulo – São Paulo: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 2012. disponível em http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/781.pdf acesso em jan 2018 Complem- SÃO PAULO (ESTADO). Proposta curricular do Estado de São Paulo – São Paulo: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 1 ED 1986, 7 ED, 1997. Disponível na pagina de apoio da geografia,FFLCH. 15.06 A questão regional e o ensinoAtividade avaliativa 22.06 Avaliação da disciplina Devolução das avaliações, avaliação geral do curso e orientações de recuperação 29.06 recuperação