O objetivo deste curso é discutir os elementos da produção empírica de conhecimento na ciência social, em geral, e na ciência política, em particular. Argumenta-se aqui que a compreensão geral sobre os elementos presentes em uma pesquisa empírica contribui para a sua própria elaboração, na medida em que vários problemas enfrentados ao longo do trabalho decorrem de aspectos mais gerais, normalmente implícitos. Também se constitui uma etapa fundamental da formação geral na área, já que a pesquisa empírica abrange uma larga parte da produção acadêmica neste campo do conhecimento e que será trabalhado pelos discentes em suas dissertações e teses 

Para atingir seus objetivos, este curso está organizado em dois módulos distintos. O primeiro módulo pretende apresentar aos alunos as questões metateóricas básicas envolvidas em uma pesquisa empírica. Cabe observar que não se pretende aqui tratar da Filosofia da Ciência Social em toda a sua complexidade e extensão, pois nem haveria tempo para tal. Pretende-se focar nas discussões metacientíficas que envolvem a execução de uma pesquisa empírica nas ciências sociais em geral e na ciência política em particular. São tratados como exemplos duas das principais escolas do pensamento da ciência política, em torno das quais parcela relevante destes trabalhos estão organizados. Por fim, o segundo módulo se volta aos principais componentes de um desenho de pesquisa e as questões que envolvem cada um deles. Trataremos desde a discussão sobre efeitos causais e de tipos de explicação, componentes iniciais básicos de uma pesquisa empírica, até a escolha, relevância e impacto da escolha de uma estratégia de pesquisa particular.  

A estrutura proposta para este curso objetiva ao final que o aluno compreenda tanto os aspectos filosóficos subjacentes à adoção de determinado posicionamento teórico, quanto à vinculação que estes aspectos possuem com a metodologia empregada. Neste sentido, espera-se que o aluno ao concluir a disciplina tenha condições de identificar e lidar adequadamente com estas questões em relação às pesquisas com que venha a ter contato, seja como avaliador, seja como elaborador.